É o escândalo do momento: Bianca Censori, mulher de Kanye West, surpreendeu tudo e todos ao surgir, na passadeira vermelha dos Grammy, com o look mais ousado de sempre: um vestido completamente transparente que deixava ver o corpo nu da modelo.
Nas redes sociais, muitas figuras públicas não se mostraram indiferentes. Foi o caso de Rita Ferro Rodrigues.
"Poderia ir toda nua, se assim o desejasse. Não creio que deseje, até por análise de episódios anteriores degradantes. Personifica a visão, o desejo e a objetificação de um homem que, sendo um génio musical (porque é!), é também assumidamente perturbado. Se ele fosse nu ao lado dela, a mensagem seria outra - de igualdade e liberdade. De insubmissão e de rebeldia contra as normas sociais vigentes que nos obrigam a determinadas regras de saber estar. Aqui, a mensagem é de poder, de submissão, de humilhação e sobretudo, de posse. 'Este corpo em que te moves é meu. Visto-te e dispo-te como uma boneca.' Muito angustiante e triste", começou por referir a apresentadora.
"Para quem não sabe, é ele que a veste… neste caso despe. A nudez raramente me choca. Choca-me, sim, a violência, as armas sem controlo, a maldade humana. Isto não é sobre o corpo dela, é sobre a manipulação dele", sublinhou ainda.
Na caixa de comentários da publicação, estas palavras foram dignas de aplauso, mas houve uma internauta que questionou: "Como é que temos a certeza que é ele que a manipula?"
E Rita Ferro Rodrigues esclareceu: "Podemos apenas analisar comportamentos, episódios anteriores, personalidades de ambos e juntar os dados... Só saberemos (ou não?) se um dia ela se libertar desta relação e falar. Pode nunca acontecer, nem uma coisa, nem outra."
Veja, agora, as imagens deste look ousado na galeria de fotografias que preparámos para si.