Betty Grafstein está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, depois de mais de um mês de internamento em Portugal, que originou uma queixa contra José Castelo Branco por suspeitas de violência doméstica.
Agora, em entrevista à jornalista Conceição Queiroz, para o programa "TVI Em Cima da Hora", o advogado da antiga joalheira, Alexandre Guerreiro, explica porque foi pedida uma revisão das medidas de coação aplicadas ao marchand d'art.
"A ameaça não é o território. A ameaça, de acordo com a justiça, é o próprio arguido, que poderá concretizar esses atos violentos, seja em Portugal, seja noutro sítio. Agora, a dificuldade das autoridades portuguesas para fiscalizar o cumprimento dessas medidas de coação nos Estados Unidos já é outra discussão. Mas ele está proibido e foi isso que nos fez, naturalmente, ficar em alarme, porque havia uma probabilidade elevada de o senhor José Castelo Branco poder viajar para os Estados Unidos, até porque temos a certeza de que ele está em posse do seu passaporte dos Estados Unidos", afirma o advogado.
Também em declarações à TVI, a defesa de José Castelo Branco diz o contrário. "Alguém ficou com o passaporte", afirma, negando que tenha sido o próprio ou o tribunal.
Em resposta, Alexandre Guerreiro garante que "são totalmente falsas essas alegações que foram feitas por várias razões". E vai mais longe. "Desde logo, porque é o senhor José Castelo Branco que tem o passaporte dele dos Estados Unidos e também o passaporte da senhora Betty Grafstein dos Estados Unidos. A minha cliente só conseguiu regressar aos Estados Unidos com o passaporte britânico, porque quem tem o passaporte dela dos Estados Unidos é o senhor José Castelo Branco", acusa o advogado da antiga joalheira.
"Os outros dois passaportes que ele tem, de Portugal e de Moçambique, ficaram no hospital da CUF. A minha cliente foi até impedida de trazer esses documentos, que estavam junto com os documentos dela na altura, porque as pessoas que trabalham no Hospital CUF Cascais identificaram que são documentos que pertencem ao senhor José Castelo Branco. Portanto, só ele é que poderia fazer o levantamento daqueles documentos", diz ainda.
Veja, agora, o vídeo.