TVI

Quem é o novo Toninho? E a nova Lucinda? Conheça o elenco completo de "Batanetes"!

"Batanetes" regressa à TVI para um episódio celebrativos dos 20 anos da transmissão original da sitcom.

Duas décadas após a transmissão original, "Batanetes" volta à TVI já na próxima terça-feira, dia 28.

Num vídeo promocional que já circula em antena, pode ver-se o novo elenco que vai fazer rir os telespectadores da estação de Queluz de Baixo. Dele, fazem parte nomes como Anabela Brígida, Joaquim Nicolau, Lídia Franco, Matilde Breyner, Natalina José, Sofia Aparício e Vítor Emanuel.

 

Leia agora a sinopse de "Batanetes - Especial 20 anos":

 

Lucinda Batanete, vinte anos emigrada na Alemanha, está de regresso ao Samouco com os  seus dois filhos, Carla e Hugo. Os pais reformaram-se há muito e foram viver para Trás-os-Montes. Na vila natal de Lucinda continua a viver o irmão Toninho, agora agente da PSP, como o pai foi. Casou com Sandra, cabeleireira, que ficou à frente do estabelecimento outrora de Fifi. Ficaram também com a casa dos pais Batanete que, a partir de agora, terão de partilhar com Lucinda.

Palmira, tia dos dois, uma star retirada dos palcos, regressou com Lucinda ao Samouco, instalou-se na melhor casa da vila, mas não a quer partilhar. A janela da sua casa é o seu palco, e daí comenta as atualidades do distrito, do país e do mundo. Num dia diz poesia, no dia seguinte insulta quem passa. Uma mulher livre, do seu tempo, com o dom da palavra e com uma paixão inveterada por seres humanos, em particular belos homens.

A tasca (ou café da Sociedade Filarmónica), agora gerida por Mary, ex-mulher de Bruno, continua a ser, a par do minimercado, o centro nevrálgico da vila. Mary passa muito tempo na conversa com as suas amigas – Olga, a dona do minimercado internacional e Eduarda, a assistente do médico que, ali ou no minimercado, cortam na casaca e comentam as novidades samouquenses. Não suportam Viriato, um homem sempre impecavelmente fardado de piloto aviador, com uma imaginação prodigiosa e grande carência afetiva. É o cliente número 1 da tasca que, hoje, considera o seu centro de operações.

Fábio é o empregado da tasca e marido de Mary. Foi um trato que fizeram, um acordo que não impede Fábio de amar Toninho, apesar deste não demonstrar sentimentos amorosos por ele. E a propósito de sentimentos, há que dizer que Olga, que além de dona do minimercado, é maestrina da banda, gosta de Toninho, que toca trombone, mas Carla está atenta. 

Todos sofrem com falta de amor. Parece que esse nobre sentimento não se dá com o clima local que levou as mulheres samouquenses a apaixonar-se pelo padre Jacinto, um rapaz lindíssimo e muito tímido. Com o calor, elas atacam mais despudoradas e ele esconde-se onde pode, mas nunca está a salvo. Nem na escola, que continua a ser dirigida pela inefável professora Alice, a par com o doutor Salzedas, uma das mais importantes figuras da localidade. Diz o ditado popular “quem canta seus males espanta” e é por isso que Alfredo, ajudante de Olga no minimercado, vai cantando o fado durante o horário de expediente para ver se alegra os clientes.

 

Quem é quem em "Batanetes - Especial 20 anos"?

 

Palmira Dietrich - Lídia Franco
Tia dos irmãos Batanete, star na reforma e dona da casa Palmira, no centro da vila. Ocupação atual: janeleira, de onde mimoseia os homens que passam com piropos, versos e cantigas. Palmira reformou-se da vida artística mas não da vida e do amor. Fuma cigarros coloridos através de boquilha que manuseia teatralmente. 

Lucinda Batanete - Matilde Breyner
Sobrinha de Palmira e irmã de Toninho. Na emigração negociava recuerdos futebolísticos. Voltou para o Samouco na esperança de viver reformada na casa da tia, mas acaba a trabalhar no cabeleireiro agora gerido pela cunhada. Lucinda é mãe solteira de Carla e Hugo, com pais desconhecidos. 

Toninho Batanete - Flávio Gil
Irmão de Lucinda, segue a tradição familiar e é agente da PSP. Casou com Sandra num impulso, não que seja particularmente apaixonado por ela. Mas também não é apaixonado por Olga, que o idolatra, e muito menos por Fábio que o persegue. O seu grande amor é a banda e o trombone.

Sandra Batanete - Raquel Tillo
Casada com Toninho, de quem verdadeiramente gosta, é um poço de ciúmes e vasculhalhe os bolsos da farda a toda a hora. É cabeleireira, mas sente-se mais como a Mata Hari do Samouco. Lida muito mal com a presença de Lucinda e de Carla na sua casa, no seu espaço de trabalho e raio de ação. 

Carla Batanete - Inês Conde
Pouco dada aos estudos, como a mãe de Lucinda foi, tem-se entregado de corpo e alma aos negócios da família: recuerdos, cabelos, contrabando, pretendentes, etc. É amiga da professora Alice, que a defende, mas que a fez prometer que não faria olhinhos ao eleito do seu coração, o doutor Salzedas. 

Hugo Batanete - Martim Balsa
O filho de Lucinda é dado ao “colecionismo”. Rouba o que pode com o maior descaramento e dá com a paciência da professora Alice num fanico. Inconveniente e irreverente, é sempre o primeiro a levantar a mão na aula mas, em média, em cada 100 perguntas da mestra, responde erradamente a 99. 

Padre Jacinto - Mauro Lopes
O Padre Jacinto, um santo homem, é o diabo para as paroquianas que se sentem atraídas por ele e não lhe dão descanso. O Padre conhece todos os recantos do Samouco, habituado a ter de fugir das investidas das cidadãs locais. À hora da confissão, o ajuntamento de pecadoras na sacristia é tão grande que poderia constar no Guinness.

Professora Alice - Leonor Alcácer
Professora do ensino básico, Alice é uma pacata senhora a quem falta paciência para a indisciplina e ignorância de Hugo. O seu sonho era cometer o grande pecado da luxúria com o padre Jacinto e encontrar o amor para sempre na maca do consultório do doutor Salzedas – são muitos anos sozinha, há que compensar tanta solidão. 

Olga Tolstoi - Sofia Aparício
Olga diz ter nascido no leste da Europa mas não diz onde, com receio do KGB. No seu minimercado encontra-se qualquer produto nacional ou importado da antiga URSS, misturado com temperos, imagens de Vishnu ou saris. Olga é maestrina da banda do Samouco e o seu sonho é fazer um dueto com Toninho, que toca trombone, e que ela almeja que lhe toque também. 

Mary - Anabela Brígida
Atual dona da tasca, Mary casou em segundas núpcias com Fábio, um Adónis, muito mais novo, para que ele tenha a energia suficiente para se encarregar do negócio, sem que ela tenha de estar atrás do balcão. O casamento, sem fundamento amoroso, resultou num acordo que parece servir os dois.

Fábio - Bernardo Lobo Faria
Fábio serve ao balcão na tasca mas, sempre que pode, vai ao Tejo para apanhar amêijoa. Veste sempre fato de mergulho e usa-o com o tronco à vista. Fábio gosta de Toninho, mas não pretende trair Mary, até porque tem medo que ela rasgue o testamento em que lhe deixa tudo.

Viriato Artilheiro - Joaquim Nicolau
Mitómano, comparece todos os dias na tasca para beber e contar mais um episódio inverosímil sobre a sua vida. Traja farda de piloto aviador, medalhado, e procura o amor, não fazendo qualquer ressalva em relação a idades, condição social, etária, etc, das senhoras vítimas do seu interesse.

Doutor Salzedas - Vítor Emanuel
O doutor Salzedas é médico no Centro de Saúde local. É um homem com muitos interesses e pouco interesse pela medicina que lhe rouba o tempo que gostaria de ter para ler, conviver e passear. Atende a horas, mas é inflexível com a hora de terminar a consulta. Procura ser feliz no amor, mas pouco faz nesse sentido. 

Enfermeira Eduarda - Natalina José
A enfermeira Eduarda, que já foi assistente do pai do doutor Salzedas, é a pessoa que lhe controla a vida e organiza a sua agenda. A idade e o pouco respeito que tem por Salzedas, leva-a a ter tudo em desalinho e a fazer grandes confusões. Para o evitar, permanece o menor número de horas possível no serviço.

Relacionados