Na manhã desta segunda-feira, registou-se um apagão geral de norte a sul de Portugal, segundo informações apuradas pela CNN Portugal. A falha não se limita a território nacional. Espanha, Países Baixos, França, Alemanha e Suécia também estão a enfrentar cortes de energia.
Confirma-se a ausência de energia desde o Norte até ao Algarve. No entanto, os arquipélagos dos Açores e da Madeira não foram afetados, pois segundo uma fonte da EDA, Empresa de Eletricidade dos Açores, a produção e distribuição elétrica é feita em circuito autónomo e fechado.
Apesar dos constrangimentos, o comandante Paulo Santos, dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana, garantiu que "todos os corpos de bombeiros estão a funcionar", mas avisa a população que é uma situação preocupante e que pode demorar algumas horas ou dias.
Devido à falha elétrica, a Polícia de Segurança Pública pede especial atenção aos condutores, os semáforos não estão a funcionar por causa da falta de eletricidade o que está a provocar um grande caos no trânsito. No que toca à saúde, o INEM já ativou um plano de contingência e pede a toda a população que utilize a linha 112 apenas em caso de emergência.
No Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o acesso está condicionado e muitos dos ecrãs de informação de voos estão desligados ou desatualizados, provocando confusão entre os passageiros. A companhia aérea portuguesa TAP pede aos passageiros que não se desloquem ao aeroporto até novas informações.
Em Lisboa, os supermercados e bancos estão fechados. Segundo uma fonte ouvida pela CNN Portugal, as caixas e o multibanco não estão a funcionar, na zona do Marquês de Pombal, Saldanha e Estefânia.
Em resposta à crise, o Conselho de Ministros está reunido na residência oficial do primeiro-ministro, para avaliar a situação e coordenar a resposta do governo a este apagão massivo que está a afetar o país.
