No Instagram

Famosos despedem-se de Pinto da Costa: "Momento de consternação profunda"

O antigo dirigente desportivo Pinto da Costa morreu aos 87 anos e, entretanto, multiplicam-se as homenagens.

Foi este sábado, dia 15, que faleceu Jorge Nuno Pinto da Costa, aos 87 anos. E, entretanto, muitas têm sido as homenagens feitas ao antigo dirigente desportivo.

"Uma triste notícia para todos os que amam o Futebol Clube do Porto! Os meus mais sentidos pêsames à família do presidente Pinto da Costa", assinalou Iker Casillas, no Instagram.

Citado pela CNN Portugal, André Villas-Boas também já se manifestou sobre este falecimento. "É um momento de consternação profunda e de triste pesar para todos os portistas e para o futebol nacional e internacional. Vemos partir um homem que marcou o FC Porto, os respetivos associados e adeptos, o 'portismo', a cidade do Porto, a região Norte e o país", começou por referir o atual presidente do clube nortenho.

"O presidente dos presidentes dedicou toda uma vida para elevar o nome da instituição ao topo do mundo. Entregou-se de corpo e alma ao clube e pelo caminho formou homens e mulheres, jogadores e atletas orientados para a vitória e assentes na defesa dos mais elevados princípios com que defendeu o nosso símbolo e ajudou a formatar os valores do FC Porto. O FC Porto abraçá-lo-á na eternidade, guiando-se sempre pelo seu amor pelo clube. À família enlutada, aos filhos Alexandre e Joana, os meus mais sinceros pêsames", referiu ainda.

Pepe, que representou o Futebol Clube do Porto, lamentou, igualmente, a morte de Pinto da Costa. "Líder, amigo, nobre, indomável e leal. Até sempre, querido amigo. Até sempre, eterno Presidente!", exclamou na respetiva página de Instagram.

Vítor Baía, outro nome histórico do clube, também deixou uma emotiva homenagem. "É com profundo pesar que nos despedimos de Jorge Nuno Pinto da Costa. Sob a respetiva presidência, o FC Porto alcançou o topo do futebol mundial, tornando-se uma referência de excelência e sucesso", recordou o eterno guarda-redes portista.

"Pinto da Costa não foi apenas um presidente; foi o arquiteto de uma era dourada, um líder carismático cujo impacto transcendeu fronteiras. As respetivas visão e capacidade de gestão colocaram o FC Porto no mapa mundial, e a respetiva ausência deixa um vazio imensurável. Que possamos honrar verdadeiramente o seu legado, retomando o caminho da excelência que ele tão brilhantemente traçou", completou.

Fora do meio desportivo, esta morte foi também sentida por figuras públicas. Foi o caso de José Fidalgo. "Sou benfiquista por convicção, mas sempre tive o Futebol Clube do Porto no coração.
Tudo por causa do meu pai, portista ferrenho e homem do Norte. Vivi o final da década de 80 e toda a década de 90 com grandes dilemas pelos dois maiores clubes do momento, Benfica e Porto. Eu e o meu pai, ou eu contra o meu pai", começou por recordar o ator no Instagram.

"Ironias da vida e o meu filho é Portista por convicção, tal como eu fui em miúdo. Não me cabe falar do lado negro que sempre pairou na sua imagem, cabe-me falar do homem e da respetiva obra, da garra de um clube à sua imagem que nunca tremia para onde ia, do Homem que sempre tinha a resposta na ponta da língua, do estratega que estava para lá do seu tempo, do poeta e amante pela vida e de um homem de família. Digo com todo o orgulho que privei algumas vezes com o presidente", acrescentou.

No universo dos reality shows, este falecimento foi igualmente destacado. "Até sempre, presidente. Será sempre relembrado", garantiu, por exemplo, Diana Lopes, no Instagram.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Pinto da Costa nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados