Famosos

André Ventura: o que é um cateterismo, procedimento a que o presidente do Chega vai ser submetido

O presidente do Chega, André Ventura, vai realizar um cateterismo no Hospital de Setúbal.

André Ventura está a caminho do Hospital de Setúbal, onde vai ser submetido a um cateterismo para despistar doença coronária.

Segundo a CUF adianta no respetivo site, "o cateterismo cardíaco é um procedimento médico invasivo que permite diagnosticar, estudar e tratar problemas nas artérias coronárias, válvulas do coração ou músculo cardíaco".

"Realizado pela Cardiologia de Intervenção, o cateterismo é um exame que consiste na introdução de um cateter (tubo oco) dentro de um vaso sanguíneo, nomeadamente da artéria femoral (na virilha) ou da artéria radial (no antebraço), através de uma punção. Esse tubo é então conduzido até ao coração. O doente pode estar acordado durante o exame, sendo feita anestesia apenas no local da punção", explica-se ainda.

André Ventura, recorde-se, voltou a sentir-se mal, esta quinta-feira, dia 15, numa arruada do Chega em Odemira. O candidato a primeiro-ministro começou por ser assistido no local, tendo, mais tarde, sido encaminhado para o centro de saúde daquela vila. O deputado foi, depois, transportado de ambulância para o hospital de Santiago do Cacém. Entretanto, foi anunciada a tranferência para o Hospital de Setúbal.

Poucos minutos depois do episódio que interrompeu a campanha do Chega, em declarações à CNN Portugal, Marta Silva, vice-presidente do grupo parlamentar e vice-presidente da direção nacional do partido, garantiu que a indisposição de André Ventura "não é" de natureza cardíaca.

"Fez um ECG [eletrocardiograma]. Está tudo bem com o coração, graças a Deus. Eventualmente, é mais um episódio esofágico. Precisa de relaxar e precisa de descansar. Não pode entusiasmar-se tanto para já", afirmou, revelando o pedido deixado pelo candidato a primeiro-ministro aos militantes do Chega: "Disse para continuarmos. Ele queria continuar, nós é que não deixámos."

Recorde-se que, há dois dias, durante o discurso num jantar-comício em Tavira, André Ventura sentiu-se mal. Acabou por passar a noite no Hospital de Faro, tendo sido, mais tarde, revelado o diagnóstico: um episódio de espasmo esofágico.

Relacionados