Famosos

Afinal, o que são espasmos esofágicos, distúrbio que levou André Ventura ao hospital?

André Ventura recebeu, na quarta-feira, alta hospitalar, depois de ter passado a noite no Hospital de Faro por causa do que viria a descobrir-se ser um episódio de espasmo esofágico.

Foi durante um comício em Tavira, que André Ventura se sentiu mal, em direto. O presidente do Chega levou uma das mãos à zona da garganta e do coração, conforme mostram as imagens captadas pela CNN Portugal.

André Ventura seria retirado do palanque por seguranças, que os levaram em braços para o exterior, antes de ser levado para o Hospital de Faro, onde permaneceu internado uma noite, por causa do que viria a descobrir-se ser um episódio de espasmo esofágico.

Afinal, que distúrbio é este que afetou André Ventura? Segundo o site da CUF, "quando os alimentos são ingeridos, deslocam-se da boca para a faringe. O esfíncter esofágico superior abre-se, permitindo que penetrem no esófago, onde uma série de contrações musculares, chamadas ondas peristálticas, impulsionam a comida para baixo. Os alimentos passam então através do esfíncter esofágico inferior e entram no estômago. Se essas contrações não forem harmoniosas e sequenciais, eles não progridem para o estômago e ocorre dor e dificuldade na deglutição".

"Os espasmos correspondem a uma perturbação dos movimentos de propulsão (peristaltismo) do esófago, provocada por um mau funcionamento dos nervos", acrescenta a mesma fonte, revelando que, "embora esta doença raramente seja fatal, está relacionada com perda de peso e desnutrição resultantes da incapacidade de deglutir. Por outro lado, os espasmos do esófago podem ser incapacitantes, interferindo com as atividades quotidianas e causando transtornos de natureza psicológica".

Veja, agora, o vídeo da CNN Portugal com a explicação deste problema de saúde.

Relacionados