Mãe babada, Ana Rita Clara desfaz-se em elogios ao filho, Caetano, prestes a completar oito anos, fruto da relação terminada da apresentadora com Hugo Madeira.
"Ele adora conhecer sítios novos, adora viagens, quanto mais longas melhor. Acha tudo muito divertido. Vivemos muitas aventuras, portanto, é sempre um prazer viajar com o meu filho", sublinha a apresentadora, a propósito das férias recentes que fez com o filho e uma amiga.
"Estas férias foram maravilhosas. É sempre único. Já tínhamos falado sobre fazer esta viagem há muito tempo e correu bem. Marcámo-la em janeiro e o timing bateu mesmo certo por causa da estreia do V+. Fomos para uma parte da República Dominicana, mais para as Caraíbas, porque queríamos aquela água azul clarinha. Eu e o meu filho gostamos muito de praia. Agora, já se sabe como é: com crianças não dá muito para descansar, porque é praia, piscina, piscina, praia...", conta.
É também com um brilho no olhar que Ana Rita Clara fala sobre a curiosidade e o entusiasmo de Caetano em relação ao trabalho da apresentadora.
"Ele acompanha o meu trabalho, quer muito ir à caixinha mágica com a mamã e conhecer mais por dentro e ver como é que as coisas são feitas, quer ver a mamã a apresentar, quer ver a mamã nas reuniões... Ele é muito comunicativo, não sei a quem é que sai [risos]. Eu procuro não o expor muito, mas, às vezes, estamos a gravar vídeos em casa e ele começa a fingir que está a apresentar. Tem muita graça e adoro que ele seja comunicativo. Para mim, quanto mais perguntas ele fizer e quando mais estiver curioso melhor, porque significa que está desperto e atento", frisa.
Ana Rita Clara sublinha também a importância de ser uma mãe realizada e de transmitir esse sentimento ao filho, mostrando, paralelamente, que é necessário saber equilibrar a vida profissional com a maternidade, porque, apesar dos desafios, é gratificante ver que o filho compreende e apoia o trabalho da mãe.
"Tento passar-lhe sempre a mensagem de que é tão bom sentirmo-nos realizados no que fazemos, fazermos o que realmente nos apaixona. É óbvio que, acima de qualquer coisa, somos mães, mas, antes de sermos mães, também somos mulheres e aí o trabalho realiza-me muito, não me define, evidentemente, mas realiza-me muito. Não é o meu papel de vida, mas completa-me. As nossas ambições são muito importantes."
Por fim, a apresentadora e diretora adjunta do canal V+ expressou a felicidade e a gratidão pelo reconhecimento dos seus pares.
"Tem sido muito duro ao longo dos anos. São mais de 20 anos a apresentar programas, a ter a minha produtora, a fazer uma série de coisas, a querer querer fazer uma televisão na qual acredito. Sou obviamente muito grata pelas oportunidades que me têm dado. É por isso que me emociono. Senão não faz sentido, porque quando estamos a fazer algo em que não acreditamos nota-se, o brilho não é igual", reitera.
Sobre os rostos que representam o novo canal, Ana Rita Clara não tem dúvidas: "Todos merecem a sua oportunidade para brilhar, com mais ou com menos experiência. Queremos que a televisão seja diversificada, que ofereça diversidade e modernidade. Nós temos espaço para tudo o que é talento, desde que tenha paixão."