Naquele que é o primeiro Natal sem a mãe - que faleceu no passado mês de janeiro -, Ana Arrebentinha deixou uma reflexão emotiva sobre a quadra natalícia.
"O Natal! 'Cristina, quando vens?' 'Cristina, traz aqueles bichinhos bons' Eram os camarões! Passei todos os natais com o meu pai e com a minha mãe, não houve um Natal que não estivesse lá. Hoje, a esta hora, já lhe tinha feito o lume, já estava a cozinhar, todos os anos tentava que o Natal fosse Natal após a partida do meu pai! Todos!", começou por exclamar a humorista na legenda de uma fotografia antiga na qual posa com a mãe.
De seguida, Ana Arrebentinha reconheceu: "Não sei como ter um Natal, agora não sei como se faz, este ano já não vou acender o lume, já não vou receber a chamada, já não vou levar os 'bichinhos bons'…. Hoje a casa do Alentejo está fechada, sem cheiro a Natal! Está vazia!"
"Recordo-me do meu pai e da minha mãe a cozinharem, o pinheiro que tinha ido buscar com a minha avó, das bolas de chocolate que o meu pai comia e deixava o papel cuidadosamente para que não reparássemos que não havia chocolate, recordo-me do lume que aquecia de tal maneira a casa que tínhamos de arregaçar as mangas porque estava calor, lembro-me do cheiro dos enchidos frescos, lembro-me dos tachos aos lume, cada tacho tinha uma iguaria diferente, um era galo do campo guisado, outro tordos fritos, ou o camarão a cozer… Lembro-me dos aventais cheio de nódoas, lembro-me dos meus tios, das minhas tias e dos meus primos a chegarem com mais comida…
Lembro-me das histórias e gargalhadas, de estarmos ao lume e, por fim, lembro-me do cheiro do chá de 'Erva Luísa', para fazer a digestão…", enumerou ainda nesta viagem no tempo.
Voltando ao presente, a humorista desabafou: "Hoje os aventais não têm nódoas, o lume está apagado, os meus tios em casa, os tachos estão arrumados…. Não há cheiros, não há o calor das brasas, nem o cheiro a enchidos. Um dia será Natal! Um dia, estarei a fazer o Natal naquela casa com o avental cheio de nódoas a fazer tudo o que vi, vivi e senti!"
"Um dia será Natal!", completou.
Na caixa de comentários da publicação, muitos fãs mostraram-se comovidos. "Um abraço de quem não a conhece mas que se comoveu até lágrimas ao ler este texto!", exclamou, por exemplo, uma seguidora.
Veja, agora, a imagem partilhada por Ana Arrebentinha na galeria de fotografias que preparámos para si.
