Pois é! No início, parecem insignificantes, como um comentário atravessado, uma promessa não cumprida, uma atitude desleixada. Vamos relevando, deixando passar e até mesmo "engolindo" para evitar conflitos. Até que, um dia, "a tampa salta"! Ou seja, sem aviso, explodimos. É como uma panela de pressão que esteve fechada tempo demais.
E sabes o que é pior? Na maioria das vezes, isso acontece com as pessoas mais próximas, aquelas com quem mais convivemos e amamos. E, quando a explosão acontece, não é apenas pelo que acabou de acontecer, mas por tudo o que se foi acumulando ao longo do tempo.
Foi então que percebi algo muito importante: tudo isso acontece porque somos demasiado tolerantes. E o segredo não está em ser mais tolerante. Está exatamente no contrário. A chave está em ter mais paciência e menos tolerância.
"Tolerância excessiva é o caminho direto para o esgotamento."
Paciência para sermos flexíveis, para respirar fundo e não saltar a tampa, para comunicar com clareza sem perder o foco, para agir sempre com equilíbrio e tranquilidade. E bem menos tolerância para aquilo que nos desgasta, que drena a energia, que se repete sem mudança e que tira a nossa paz.
Por isso, deixo-te esta reflexão: o que tens tolerado que, na verdade, te está a roubar a paz? O que precisas de resolver antes que a panela de pressão estale? Convido-te a fazer uma lista com tudo o que te tem incomodado e que tens tolerado nos últimos tempos. Depois de a fazeres, ajusta o que for melhor para ti e estabelece limites. Vais perceber como a tua vida ficará bem melhor!
E lembra-te: paciência é sabedoria, mas tolerância excessiva é o caminho direto para o esgotamento.
