Famosos

Adriano Silva Martins e a polémica sobre Manuel Santana Lopes: "O meu compromisso é com a verdade"

O apresentador do programa "V+ Fama", do V+, falou sobre um dos assuntos do momento.

No programa "V+ Fama", do V+, foi avançada, em março deste ano, a notícia de um escândalo financeiro no universo dos famosos, com Adriano Silva Martins a revelar que Manuel Santana Lopes, que era chefe de operações da Notable desde 2022, terá desviado mais de 250 mil euros de comissões a dois agenciados, em concreto Carolina Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira.

Desde então, esta revelação tem feito correr muita tinta em todo o universo mediático.

No podcast "Pod.Talk", o apresentador foi questionado sobre o impacto que a mesma teve no formato que conduz... e se não teme represálias quando tem em mãos situações idênticas.

"Não temo possíveis represálias. E sempre que falo de temas importantes, relevantes, ligamos sempre à pessoa ou às pessoas. Muitas vezes, chegam-nos informações que não são de todo corretas ou que estão incompletas", começou por dizer.

"Quando as coisas não são assim tão positivas, ou o tema é assim como este da Notable, claro que tive de ligar a uma série de pessoas, algumas delas próximas e não foi fácil. Como não foi fácil para a Pimpinha Jardim, que é comentadora do meu programa. De repente, ela viu-se no meio de duas pessoas muito importantes na sua vida, como era o Manuel Santana Lopes, e, ao mesmo tempo, dar a cara pela melhor amiga, que é a Carolina Patrocínio", continuou.

"Para mim, também foi difícil. Eu sabia que a notícia iria ter alcance, mas eu tenho muita admiração pela Inês Mendes da Silva [CEO da Notable]. Não somos amigos de casa, mas dou-me muito bem com ela. Pensei: 'Vou lançar isto, sei que isto vai ter muito impacto. Sei como é que isto vai começar, mas não sei como é que vai acabar. E se, de repente, há pessoas que vão achar que a Inês não geriu bem esta situação?'. A Inês é uma mulher que está há anos a construir uma empresa com um grande peso no mercado dos famosos. Desde logo, é a empresa que agencia nomes como Cristina Ferreira, Rita Pereira, entre outros. Nomes pesados. 'E se, de repente, há aqui um volte-face?'. Mas, primeiro, a minha obrigação é contar aquilo que sei, porque sou jornalista. O meu compromisso é com a verdade e com o público, mas também gosto das pessoas, gosto da Inês, gosto do trabalho da Notable, reconheço todo o mérito da Notable. Pensei: 'E se, agora, há pessoas a apanharem boleia desta história para tentar prejudicar a Notable e a Ines?'. E, atenção, não tenho dúvidas de que há pessoas que gostariam de prejudicar", confidenciou o luso-espanhol.

"Nos últimos tempos, têm saído várias notícias sobre este terramoto e eu tenho tentado pôr a verdade e desmistificar a situação, porque eu sei que é muito guloso dizer que não foram 250 mil euros e dizer que foram 500 mil. Ou que não foi a Carolina Patrocínio e que foi com a Cristina Ferreira. Claro que é muito guloso. Este caso foi parar a todos os telejornais, menos os da RTP", vincou.

"Foi positivo para o programa. Acho que sim, porque levo com o estigma há 20 anos, em fevereiro completei 20 anos de carreira, que não sou jornalista. E não tem que ver com a carteira profissional. Aquilo que eu faço, para muita gente, não é jornalismo. As pessoas pensam que os programas ou as revistas do social são pessoas que estão ali sentadas e escrever sobre gente famosa, a primeira coisa que lhes aparece à frente. Não, há um trabalho de preparação por detrás, há um trabalho de investigação, muitas das vezes. Entrevistamos pessoas. Portanto, sei que não vou dar uma notícia que vá mudar o mundo, porque não sou, por exemplo, o João Póvoa Marinheiro, mas, aquilo que eu faço também é jornalismo e também ajuda muita gente a estar informada sobre temas que podem até não ser relevantes para a nossa vida, mas que são de discussão necessária", afirmou.

"Sinto que as pessoas começaram a olhar para este tipo de programas de outra maneira. E não é só mérito do 'V+ Fama', atenção. Mas acho que esta notícia veio mudar um bocadinho a perceção que as pessoas têm sobre este tipo de programas, porque não foi o Expresso que destapou, ou a Sandra Felgueiras num noticiário, foi o Adriano, no 'V+ Fama'. Por isso, nesse aspeto, foi muito positivo para o nosso programa", rematou Adriano Silva Martins.

Veja, agora, o vídeo.

Relacionados