EXCLUSIVO

Soraia Tavares protagoniza espetáculo "Chicago": "É um grande desafio"

Igor Pires
Soraia Tavares em "A Tua Cara Não me é Estranha"
«Sobre Rodas» com Soraia Tavares
Glam Shot TVI com Soraia Tavares
Soraia Tavares no "Conta-me Como És"

Encenado por Diogo Infante, o musical "Chicago" conta com um elenco de luxo. Soraia Tavares, recém-vencedora de "A Tua Cara não me é Estranha", é uma das protagonistas e contou à "Selfie" como tem sido esta experiência.

É já nesta quarta-feira, dia 11, que estreia, no Teatro da Trindade, o musical "Chicago". Encenado por Diogo Infante, o espetáculo conta com a participação de Soraia Tavares. Numa entrevista exclusiva à "Selfie", a vencedora da edição mais recente de "A Tua Cara não me é Estranha" contou que este é um trabalho especial não só por ser fã de musicais, mas também por ter adorado a versão em filme desta história, protagonizada por Renée Zellweger e Catherine Zeta-Jones.

"Lembro-me de ter adorado as personagens, aquele glamour decadente... Marcou-me o facto de as assassinas terem o poder. Gosto muito da história e nunca me imaginei a fazer estas personagens... Talvez por nunca ter pensado que alguém pudesse fazer este espetáculo no nosso país. Mas, mal soube que isso ia acontecer, achei que me devia inscrever logo nas audições. Queria mesmo fazer parte deste mundo do 'Chicago'", sublinha Soraia Tavares.

"Fiz o casting nacional para o musical, enviando um vídeo a dançar e a cantar. Para me preparar para o vídeo, contei com a ajuda do coreógrafo Filipe Rico [que também é o namorado da atriz]. Foi ele quem fez a coreografia, eu acabei por juntá-la à música", acrescentou a atriz e cantora.

Seguiu-se o casting para o coro e foi aí que Soraia Tavares foi surpreendida por Diogo Infante: "Ao fazer o casting para o coro, o Diogo Infante chamou-me à parte e perguntou-me se queria fazer o casting para protagonista. Fiz mais dois castings e fiquei com o papel de Velma".

Velma é uma bailarina da noite que, juntamente com Roxie, é detida por homicídio e tenta escapar à condenação. Para Soraia Tavares, dar vida a esta personagem tem sido "um grande desafio": "A Velma é das coisas mais distintas e difíceis que já fiz. Além disso, devido a este trabalho, inscrevi-me em aulas de dança e comecei a fazer também mais exercício físico para me preparar a nível de resistência para todo este processo".

Ao longo dos ensaios, a atriz tem sentido o apoio de "uma equipa artística de sonho": "Sou uma privilegiada por trabalhar com pessoas que admiro. Desde os atores aos bailarinos, passando pela equipa criativa".

Apesar de enaltercer o trabalho em conjunto, Soraia Tavares não tem dúvidas em afirmar que Diogo Infante é "a alma do grupo": "Ele é um ótimo líder, tendo conseguido criar este espetáculo em apenas seis semanas. Nós sentimo-nos completamente preparados para estrear um espetáculo muito difícil. E isso deve-se à capacidade de liderança do Diogo Infante. Ele tem uma forma de encenar bastante objetiva. Como é ator, nós sentimos que o Diogo sabe aquilo que quer de cada um de nós e consegue lidar com cada um dos atores". 

Esse apoio tem sido fundamental num trabalho desafiante para Soraia Tavares: "Tem sido um desafio conciliar a representação com a dança. Coreograficamente, é um trabalho difícil. Não me sinto à-vontade com o estilo jazz, que domina a história. Daí ter tido aulas de jazz cerca de dois meses antes da estreia. A representação também não tem sido fácil, porque a Velma é muito mais madura e vivida do que eu. Mas, ao mesmo tempo, tem sido incrível descobrir um lado mais arrogante que esta personagem tem". 

Na estreia, para a qual confessa estar muito "ansiosa e nervosa", Soraia Tavares vai contar com o apoio do namorado: "Como a minha família está de férias, só vou contar mesmo com o Filipe. Ele é o meu maior crítico. De todos, é a pessoa que me deixa mais nervosa, porque tem bastante experiência na área".

"Acho que pode ter sido o maior desafio que tive até agora. Cantar, dançar e representar, ao mesmo tempo, num espetáculo já renomado... Acho que sim, talvez seja o maior desafio que tive, até agora, como atriz e que não podia ter vindo em melhor momento", concluiu Soraia Tavares.

Além de Soraia Tavares, o espetáculo "Chicago" conta com a participação de José Raposo, Gabriela Barros, Miguel Raposo e Ana Cloe, entre outros, e estará em cena até ao próximo dia 29 de março.