EXCLUSIVO

Fernando Daniel soma sucessos nas novelas da TVI: "Já tenho o meu lugar, mas nada nesta vida é garantido"

Fernando Daniel

A Selfie esteve à conversa com Fernando Daniel. O músico de sucesso interpreta o genérico da segunda temporada da novela "Prisioneira" e, ainda, empresta um dos seus temas à banda sonora da nova produção da TVI, "Na Corda Bamba".

"Tal Como Sou" é o genérico da 2.ª temporada da "Prisioneira". O que é que esta conquista representa para ti?

Representa bastante, é mais uma grande conquista.

O que é que sentiste quando viste o genérico com a tua música?

Andava em concertos quando estreou a 2.ª temporada, mas quando cheguei a casa fui andar na box para trás para me deliciar a ver! A sensação é única. Só de pensar que todas as noites milhões de portugueses ouvem a minha música é uma sensação extraordinária! 

Outra das novidades é o facto de interpretares um dos temas da nova novela da TVI, "Na Corda Bamba". O que é que nos podes revelar sobre este tema?

É um tema muito especial para mim. É a música mais especial que já escrevi, o que torna ainda mais especial tudo o que acontece à volta da música! 

"Melodia da Saudade" é um tema muito especial para ti. Que feedback tens recebido sobre este tema e sobre o álbum Salto, em geral?

É um tema que tem recebido muito bom feedback e o painel de comentários do YouTube virou um mural de despedida, fiquei mesmo feliz por ver tantas pessoas a usar essa musica para homenagens e despedidas, mas, ao mesmo tempo, triste pelos motivos óbvios. 

Quem é o teu maior fã ou a primeira pessoa a quem mostras as tuas músicas?

Tirando a família, amigos e namorada que são aqueles maiores fãs óbvios, tenho a Rafaela, que é uma rapariga que vai a quase todos os concertos! Aponto assim de cabeça 100 concertos aos quais ela já foi! A Sara é a primeira pessoa que houve os temas, logo a seguir, mostro à família e aos amigos mais próximos! 

Anteriormente, já tiveste singles a passar na novela "A Herdeira" e na série "A Teia". Sempre em português. Continua a ser a língua que mais faz sentido para ti?

Por enquanto, faz sentido pra mim cantar em português, sendo que, também, tenho uma ou outra composição em inglês e não descarto a hipótese de cantar em inglês, um dia... 

Os teus singles não deixam de tocar na rádio. O que é que sentes quando entras no carro e ouves a tua música?

Sinto-me sempre muito orgulhoso e o meu eu criança sonhador desde sempre, até que fica com uma lágrima no canto do olho! 

Todos os singles que lançaste transformaram-se em temas de sucesso. Tendo em conta que ainda só tens 23 anos, e já conquistaste tudo isto, onde é que te vês daqui a 10 anos?

Quero continuar a fazer sucessos, a criar uma carreira sólida e a dar aos portugueses musicas que os marquem. 

Não podemos deixar de recordar que venceste o "The Voice", em 2016, e que a tua prova cega foi a mais vista no YouTube nesse ano. Hoje, ultrapassa os 75 milhões de visualizações. Sentes que isso foi um passo importante na tua vida e que, hoje, já conquistaste o te lugar?

É, de facto, um factor muito importante. Já tenho o meu lugar, mas ele não é garantido, nada nesta vida é garantido, por isso trabalho todos os dias, afincadamente, para nunca o perder!

Tens mais de 200 mil seguidores no Instagram. Costumas estar atento ao que escrevem/dizem sobre ti nas redes sociais?

Sim, tento sempre perceber o que se passa à minha volta, o meu público é o meu júri. Umas vezes concordo com eles, outras não. Mas tento sempre entender.