José Gabriel Quaresma como instrutor no "Festival da Tailândia"

O jornalista esteve em Belém, onde participou em várias demonstrações de uma das suas paixões: o Muay Thai.

José Gabriel Quaresma, jornalista da TVI, já havia partilhado com a Selfie a paixão que tem pelo Muay Thai. Desta vez, fez-nos uma breve "viagem" pelo Festival da Tailândia, que decorreu em Belém, e onde o jornalista participou em algumas demonstrações desta arte marcial tailandesa. 

"Tinha sido muito mais fácil ter ficado no sofá, ou lá em baixo, na piscina do condomínio, a apanhar sol, que o sábado esteve fantástico.Tinha até sido mais fácil ter ficado a dormir – durmo muito – porque na noite anterior estive a trabalhar até tarde.", começa por explicar. 

Apesar das poucas horas de sono, o jornalista fez questão de lá estar e levar a família consigo: 

"Fomos passar umas horas ao Festival da Tailândia, no Jardim Vasco da Gama, em Belém. Fomos em família, menos o mais velho que tinha a agenda muito cheia, com festas de aniversário de amigos. É assim que sinto a família ZFortes, que me acolheu há dois anos, e que me ensina coisas que não se aprendem em qualquer lado."

A escola do Mestre José Fortes é onde José Gabriel pratica Muay Thai há dois anos, e tem sido sempre convidada a comparecer neste Festival. Este ano, também o jornalista tinha uma missão diferente: 

"Só que, este ano foi a minha estreia, em público. Credo. A missão era a sério. Mostrar como sentimos o Muay Thai, a homens, mulheres, crianças, meninos, meninas, mais velhos, mais novos, de todas as raças e condições. Levá-los numa viagem pela Tailândia mais pura."

O jornalista da TVI praticou Muay Thai com as várias pessoas que foram passando pelo local e quiseram entrar em contacto com a "magia" deste desporto: 

"Durante perto de uma hora, pessoas como nós experimentaram, como nós, a energia intensa e magia do Muay Thai, e para onde ele nos faz viajar, dentro de nós. Foi giro, o espírito."

José Gabriel Quaresma contou-nos também como o Muay Thai influencia a sua vida: 

"Nestes curtos dois anos que levo na escola ZFortes, onde respiro e respiramos Muay Thai, tenho aprendido coisas, valores, tenho desenvolvido capacidades – que, confesso não imaginava ter – que utilizo todos os dias, nos meus dias. No quotidiano."

Se depois deste testemunho ficou com vontade de experimentar esta arte marcial, o jornalista deixa ainda uma mensagem de incentivo: 

"O Muay Thai faz-me encontrar, cruzar-me, com a paz. E, faz bem ao físico também, mas é sobretudo a parte mental e de auto-controle aquilo que mais me puxa. Nestes dias tão rápidos, a sugestão que eu deixo é que encontre o seu próprio ponto de equilíbrio, até pode ser a pescar, mas encontre-o, crie o balanço correcto. Eu, entre outras coisas, como escrever, encontro-o, ou tento encontrar, na corrida e no Muay Thai. A vida aparece-nos de outra forma. Garanto."