Susana Pinto: "A mentira mais prolongada que tive na minha vida foi a de que o Pai Natal existe"

Geralmente vê a jornalista Susana Pinto nas "Viagens à minha terra", mas, desta vez, foi a Selfie que "viajou" até ao Natal da jornalista. Surpreenda-se com mais um quiz de Natal.

Susana Pinto
Susana Pinto

1. Natal é...

... família.

2. Qual é a memória mais especial que guarda do Natal?

Não posso isolar uma. Os meus natais são sempre um prolongamento do que fazemos todos os domingos, em casa dos meus pais. Todos os domingos, jantamos em casa deles. A minha memória do Natal é contínua. Para mim, o Natal é todos os domingos.

3. O que é que costuma comer na noite de Consoada e qual o doce favorito?

Bacalhau com todos. Tudo preparado pelos meus pais! Os filhos fazem uma sobremesa. Gosto muito das rabanadas feitas pela minha mãe, quando o meu pai não se mete ao barulho [risos], e tenho uma admiração tremenda pelos doces que a minha mãe faz! Ela faz um bolo em forma de Presépio e uma árvore de Natal só com bolachas todas decoradas.

4. Quantos presentes costuma oferecer e quantos recebe?

21, pelo menos [risos]. Nós somos todos padrinhos e madrinhas dos filhos uns dos outros, então, juntamo-nos e compramos um presente melhor para um dos sobrinhos, mas aos meus afilhados dou um presente sozinha. Aos meus pais, são os quatro filhos que oferecem.

5. Pensa e compra com antecedência ou é tudo à última hora? Tenta oferecer sempre presentes personalizados?

Normalmente, tento que não seja à última hora. Tento perceber o que os miúdos gostam e aquilo de que precisam. Tudo personalizado, o mais possível.

6.​ Para quem é o presente de Natal mais difícil/especial de escolher?

Normalmente, é para os meus pais, porque eles não precisam de grande coisa. A minha mãe é muito exigente com os presentes. O meu pai nem tanto, mas gosta de coisas boas. Nos últimos anos, temos estado a mandar fazer quadros com os netos pintados à mão. A minha mãe tem uma parede com todos. Também já oferecemos à minha mãe uma toalha bordada com os nomes de todos e guardanapos com os nomes de cada um. No ano passado, oferecemos um mealheiro aos meus pais para eles irem a Singapura... Eles já foram e adoraram!

7. Costuma fazer a árvore de Natal? Sozinha ou com ajuda?

Normalmente, até faço em novembro. As miúdas adoram o Natal e eu também! Vibro muito com o Natal. A árvore de Natal mais gira é sempre a da minha mãe. A minha árvore é muito colorida, tem bolas verdes e cor de rosa, enquanto a da minha mãe é mais clássica.

8. Quem é que se costuma vestir de Pai Natal? Até quando acreditou?

Já tocou aos homens quase todos! Agora, é o meu sobrinho Tomás. A mentira mais prolongada que tive na minha vida foi a de que o Pai Natal existe. E ele existe até nós acreditarmos. Eu acreditei até muito tarde! Gosto de ser "totó" nessas coisas [risos]. A minha filha Luisinha tem 11 anos e ainda acredita, mais ou menos, porque a magia do Natal só acontece quando nós acreditamos.

9. Onde e com quem passa o Natal?

Em casa dos meus pais, com a família toda. Na noite de Natal, os homens têm de ir de fato e as senhoras têm de ir em (muito] bom! As crianças têm de vestir a roupa que receberam no Natal anterior, e, portanto, há coisas que já não servem [risos]...

10. Qual a figura favorita do Presépio?

É o Menino Jesus! O Presépio foi sempre uma coisa tão bem feita, lá em casa. O meu pai faz aquilo tão bem!

Relacionados