1. Natal é...
... partilha.
2. Qual é a memória mais especial que guarda do Natal?
Adorava o Natal passado na Quinta da Pimenta, onde cresci. Adorava decorar a arvore com a minha mãe, e, como tenho muitos sobrinhos - todos com praticamente a mesma idade que eu - era uma alegria a hora dos presentes. Ficávamos sentados à espera de receber todos os embrulhos, que, na altura, quanto maiores melhor, e só no fim podíamos abrir! E, depois, passávamos horas e dias sem fim a brincar!
3. O que é que costuma comer na noite de Consoada e qual o doce favorito?
Não sou fã de bacalhau cozido, nem de bacalhau, em geral, então, como sempre polvo à lagareiro! Também não sou muito fã de doces! Sou mais de queijos e agridoces: queijo de cabra com mel, requeijão com doce de abóbora, brie com doce de frutos silvestres...
4. Quantos presentes costuma oferecer e quantos recebe? Pensa e compra com antecedência ou é tudo à última hora? Tenta oferecer sempre presentes personalizados?
De há uns anos para cá, desde que os miúdos mais novos cresceram, decidimos que os nossos natais seriam menos consumistas, então, optamos por dar uma lembrança a cada um. Geralmente, faço as compras no dia 23 ou mesmo no dia 24.
5. Para quem é o presente de Natal mais difícil/especial de escolher?
O presente mais especial é para o Gonçalo, mas não é difícil. Temos gostos parecidos, usamos a roupa um do outro... Às vezes, compro coisas que são para mim e sei que ele vai usar, ou vice-versa.
6. Qual é o presente de Natal ideal para si?
O que mais gosto de receber são viagens, porque, para mim, é das poucas coisas em que não me custa gastar. Acho sempre que é um ótimo investimento cultural, social e artisticamente. É sempre um upgrade nas nossas vidas.
7. Costuma fazer a árvore de Natal? Sozinha ou com ajuda?
Faço sozinha, com a companhia do Goncalo! Ele só aprova!
8. Quem é que se costuma vestir de Pai Natal? Até quando acreditou?
Em minha casa, ninguém. Nunca acreditei. O Natal foi, desde sempre, a celebração do nascimento de Jesus. O Pai Natal nunca existiu lá em casa!
9. Onde e com quem costuma passar o Natal?
Passo sempre em casa dos meus pais e, agora, em casa da minha futura sogra. Faço umas piscinas para estar com a minha família e com a família do Gonçalo.
10. Qual a figura favorita do Presépio?
O Menino Jesus, claro. Sem ele, Natal não é Natal!