urlvisit

Famosos reagem à morte do ator Filipe Duarte

A notícia inesperada sobre a morte do ator Filipe Duarte apanhou colegas e amigos de surpresa. Uma infelicidade que não deixou ninguem indiferente e muitas já são as homenagens nas redes sociais.

Foi esta sexta-feira, dia 17 de abrill, que morreu Filipe Duarte, vítima de um enfarte do miocárdio. A notícia foi avançada pela TVI24 e várias já são as figuras conhecidas que recorreram às redes sociais para lamentarem a morte de "Pipo", como era carinhosamente tratado.

Para Patrícia Tavares, perdeu-se "um dos melhores", assim como para Jorge Corrula, que o tinha em conta como "um dos Puros, dos Justos, dos Talentosos e Generosos, dos de Carácter Nobre Inviolável". Já Dalila Carmo manifestou outras tantas palavras de tristeza, mostrando-se incrédula: "Quando achamos impossível elevar a tristeza a um degrau mais alto, cai mais uma bomba. O nosso Pipo foi embora. O Pipo!!!! O meu colega mais delicado, mais cuidadoso, talentoso e com quem discuti há poucas semanas sobre o projecto que iríamos ensaiar em novembro. Esse projeto sobre o tempo dos atores. O nosso tempo. Essa mise en abyme sem limites. É tão gritantemente estúpido isto tudo. [...] Dor sem limites. Pipini! Obrigada, pela tua contracena! Dentro e fora da ficção. Dentro e fora da vida."

Enquanto José Condessa escreveu: "Não Pipo, tu não. Um ator como tu nunca morre. És eterno, e amo-te com todo o meu corpo e vontade", Rita Salema acredita que perdemos um "dos melhores da geração", que provou que é "do talento, do trabalho e da humildade que nascem grandes atores e grandes homens".

Fora dos palcos, Manuel Luís Goucha deixou a seguinte homenagem: "Exigente como pessoa e profissional. Daí a sua excelência. É das pessoas que conheço que mais admiro. Falo no presente se bem que saiba que a partir de hoje não mais poderei conversar com ele. É que há pessoas que não morrem enquanto houver memória."

E ainda outros tantos nomes, como Heitor Lourenço, Felipa Garnel, Ana Garcia Martins, Sara Prata, também, se apressaram a mostrar a deixar um pequeno tributo nas redes socias.

O ator deixa uma companheira, a atriz espanhola Nuria Mencía, e a filha de ambos, Antónia, de 9 anos.

Recorde-se que Filipe Duarte participou em várias produções da ficção portuguesa, tais como a novela "Belmonte" ou a série " Equador", na TVI, e a série espanhola "El Tiempo Entre Costuras", emitida pelo mesmo canal. Recentemente, o ator fez parte do elenco do filme "Variações".

Nascido a 5 de junho 1973, no Huambo, em Angola, Filipe Duarte estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e frequentou o curso de formação de actores do Instituto de Investigação e Criação Teatral.