Sérgio Figueiredo, Diretor de Informação da TVI, não poderia estar mais satisfeito com esta parceria, que inclui não só a partilha dos direitos de transmissão da maior competição de clubes do mundo, como a integração editorial de conteúdos multi-plataforma em conjunto, assumindo, ainda, a TVI o papel de Media Sales House para os Canais da Eleven Sports.
"Nós transformamos um jogo de futebol num espetáculo de entretenimento. Pessoas do entretenimento e da informação fazem coisas em conjunto, de maneira a valorizar o produto final, para as pessoas que querem ver as coisas feitas pelos melhores. O futebol faz parte desta estratégia de futuro da TVI e das marcas que criámos. A nossa casa está cada vez mais convergente e penso que quem gosta de futebol já sentiu isso no último ano", começa por referir, em entrevista à Selfie.
Ciente dos desafios que se avizinham, Sérgio Figueiredo promete não baixar os braços: "Estes próximos dois anos são muito importantes para a estação de televisão, porque o contexto mudou imenso. Nós temos, hoje, umas circunstâncias bem diferentes das que tínhamos, com uma concorrência mais ativa e aguerrida. E, para consolidarmos este nosso caminho e recuperarmos aquela que é a nossa posição natural, que é a liderança, precisamos de marcar golos e de ter produtos que funcionam. Não se constrói a liderança com processos de intenções. É com coisas como esta. E vai haver mais, em breve, para consolidar esse caminho que nos permite ambicionar sermos mais fortes e sermos a estação que os portugueses se habituaram a preferir, na última década e meia."
Sobre o facto de esta parceria ter uma forte componente digital, Sérgio Figueiredo acrescenta, também: "É absolutamente fundamental sermos tão competentes na frente digital, como temos sido, historicamente, na televisão convencional. O site ‘MaisFutebol’, que está a ter um crescimento interessante, nos últimos tempos, beneficia bastante deste produto. O facto de podermos dar, ao minuto, todos os golos de todos os jogos, não só daqueles que a TVI transmite, mas de todos os jogos que estão a decorrer, permite um aumento do consumo de vídeo em 90% no ‘MaisFutebol’, e de 20% na TVI24… Além disso, 100 mil pessoas viram, em média, no TVI Player, as transmissões, em direto, dos jogos da TVI."
O Diretor de Informação da TVI enaltece, ainda, os resultados históricos alcançados no último ano: "Estamos a falar de uma escala que coloca a Media Capital Digital como líder de mercado na Internet, o que é histórico. Nunca nenhuma televisão tinha alcançado a liderança, porque era um campeonato tipicamente ganho pela imprensa escrita ou por portais. E isto já acontece há dois meses consecutivos, com um reforço da liderança em maio. Isto transforma a TVI num grupo de futuro. Esta abordagem que coloca os conteúdos digitais no centro da operação, e não como mais uma plataforma, distingue-nos e aumenta a nossa confiança em relação ao futuro. E a própria ‘Selfie’ é uma filhota desse processo. A 'Selfie' é um produto que nasce, precisamente, desta estratégia de colocar a Internet como parte integrante dos processos de decisão e não apenas como o último sítio onde as coisas que já foram à antena vão parar."
A mesma opinião é partilhada por Bruno Santos, Diretor Geral de Antena e Programas: "É muito importante, para nós, esta concretização. Com a Champions, não só temos uma audiência em televisão que ronda os dois milhões, como, também, no digital, provocamos uma autêntica revolução. A Champions é o campeonato mais importante. Como se diz, é a liga milionária do futebol, que é, possivelmente, o desporto que move mais paixões no mundo inteiro. Por seu turno, este é o melhor campeonato de todos. Por isso, estamos muito bem servidos na TVI. É uma parceria que, estrategicamente, para o posicionamento da TVI. Cada jogo da Liga dos Campeões torna-se um verdadeiro evento, sobretudo, quando temos equipas portuguesas. Quem gosta de futebol adora sentar-se no sofá ou ficar à frente do tablet para assistir a um bom conteúdo como a Liga dos Campeões.”
Já Jorge Pavão de Sousa, Diretor Geral da Eleven Sports, reforça a importância da renovação da parceria: "É estratégico para nós. Queria muito continuar a discutir com a TVI um conjunto de novos formatos inovadores e queríamos fazer, também, um conjunto de iniciativas na área do digital, que penso que poderão, ainda, ser mais potenciadas ao longo dos próximos dois anos. Fica do lado das duas equipas desafiarem-se e inovarem, de forma constante, e entregarem um produto muito sólido aos seus clientes. Este é um casamento para os próximos dois anos."