No Instagram

Futebolista Éder arrasa mental coach Susana Torres: "Perdeu o meu respeito há muito tempo"

Ederzito Lopes, mais conhecido como Éder, não calou a revolta, perante algumas afirmações da mental coach Susana Torres, com quem trabalhou no passado.

Na passada quinta-feira, dia 23, Éder Lopes marcou presença no programa "As Três da Manhã", da Rádio Renascença.

"Há poucas semanas ouvimos falar do próprio do Éder e da, na altura, sua mental coach, Susana Torres, e há duas ou três coisas que queremos tirar a limpo. Ouvimos a história e pensámos: 'Será que foi mesmo assim?'. E hoje, que temos aqui o Éder, temos uma oportunidade de ouro para saber se é mesmo verdade", começou por dizer Joana Marques.

Em causa estão três afirmações proferidas, recentemente, por Susana Torres. Na primeira, a mental coach referiu que, numa determinada altura, o futebolista pretendia ir jogar para o Barcelona.

"Isso não faz sentido nenhum, por amor de Deus", começou por comentar o jogador que marcou o golo da vitória de Portugal, na final do Euro 2016, diante da França.

Ana Galvão questionou o convidado se este estava a sofrer com o que acabara de ouvir. "Não dá para sofrer com coisas que não fazem sentido", respondeu-lhe o desportista, às gargalhadas.

Eis que chegou a segunda afirmação de Susana Torres. "Na meia-final, o treinador [referindo-se ao ex-Selecionador Nacional, Fernando Santos] tinha-lhe prometido que o ia por a jogar, só que o jogo virou e ele não jogou. Então ele ligou-me, ele chorava, e disse-me: 'Susana, já vamos para a final, vou receber uma medalha, de primeiro ou segundo lugar, e nem joguei. Como é que eu vou usar essa medalha?'. Entretanto, ele tinha dito: 'Já não vou ser o melhor marcador [do Euro 2016], não estou a jogar'", ouviu-se.

"Fernando Santos? Não acredito que ele prometa alguma coisa a alguém. Quer dizer, prometeu aos portugueses. Mas a um jogador? A mim ninguém me prometeu nada. Posso contar, pelos dedos, as vezes que chorei na vida. [Nenhuma foi com ela?] Claro que não. Quanto a ser o melhor marcador, não faz sentido, porque eu não jogava. Depois, tens o Cristiano Ronaldo na equipa, tens não sei quantos jogadores [de topo]... é completamente descabido", lamentou o jogador de futebol.

Por fim, a mental coach disse que deixou de trabalhar com o futebolista, porque o objetivo, de marcar o golo na final do Euro 2016, estava cumprido.

"Se ela o diz", comentou, visivelmente confuso, o atleta. "Não me incomoda o sucesso, isso é normal. O que me incomoda é o que não é verdade. Acho que as pessoas, quando ouvem isto, devem perceber que há aqui coisas que não batem certo", rematou.

Entretanto, nas redes sociais, a treinadora mental emitiu um "comunicado de última hora", em que reagiu à referida entrevista de Éder.

No vídeo, de cerca de 13 minutos, Susana Torres afiançou que tal conversa foi cuidadosamente preparada. "Aquilo não foi uma entrevista, mas sim algo cuidadosamente preparado com um único objetivo: atingir-me. Com perguntas previamente elaboradas e pedidos de comentários a certos pormenores, o Éder cumpriu o seu papel no ataque que estava devidamente preparado, acabando por dar respostas, as respostas pretendidas. E lá conseguiram que ele dissesse tudo menos a verdade", começou por dizer.

De seguida, a mental coach falou em ingratidão. "Lamento, profundamente, o sentimento de ingratidão que a minha família tem perante esta atitude do Éder e que é aquilo que mais nos magoa. Talvez eu fosse a última pessoa a merecer que ele tivesse feito isto", findou.

Perante a publicação, o futebolista decidiu colocar um ponto final nesta questão, fazendo, também ele, um desabafo, nas redes sociais.

O atleta começou o texto explicando que não se arrepende de ter agradecido, publicamente, a Susana Torres, minutos depois de Portugal ter conquistado o Euro 2016.

"Fi-lo (e voltaria a fazê-lo) porque acredito que devemos ser gratos, e quis retribuir essa ajuda, contribuindo também para o sucesso profissional da Susana. Fico, por isso, perplexo quando vejo agora Susana Torres a acusar-me de ingratidão", escreveu.

De seguida, o avançado, de 35 anos, revelou a razão para ter deixado de trabalhar com a treinadora mental.

"Deixei de trabalhar com a Susana em outubro de 2016, quatro meses depois do Campeonato da Europa, porque percebi que já não tínhamos o mesmo objetivo: eu queria concentrar-me na minha carreira de futebolista e a Susana queria que eu pedisse folgas ao meu treinador para vir a Portugal dar entrevistas para promover o seu trabalho (incluindo o livro para o qual cedi a minha imagem e história, sem receber um cêntimo em troca)", continuou.

Éder admitiu, ainda, que "talvez tenha sido ingénuo". "Aquilo que assisti nos últimos anos foi um aproveitamento da minha história, por parte da Susana Torres, apropriando-se, inclusivamente, daquele golo no final do Euro de 2016. Fala dele como sendo dela" afirmou, de seguida, acrescentando que a coach tem vindo a "adicionar cada vez mais mentiras a seu respeito".

"A Susana Torres parece achar que por termos trabalhado juntos tem o direito de passar o resto da vida a distorcer a minha história, para dela tirar proveito. Ser grato é permitir que a outra pessoa minta a nosso respeito? Não creio. Não tenho qualquer interesse em alimentar guerras nas redes sociais, pelo que esta será a primeira e última publicação que faço sobre este tema. A Susana pode continuar a fazer vídeos e a tentar manipular a opinião das pessoas como entender, essa é mais a área da especialização dela, não a minha. Estarei sempre agradecido pelo processo de coaching que fiz com ela, num período difícil da minha carreira, mas a Susana, como pessoa, já perdeu o meu respeito há muito tempo", rematou.

Veja, agora, as imagens partilhadas por Éder, na galeria de fotografias que preparámos para si!

Relacionados

Patrocinados