Nacional

Lembra-se de Diogo Carmona? Ator abraça novo desafio e estreia-se em competição internacional

Amputado do membro inferior esquerdo, Diogo Carmona destacou-se numa prova internacional, na modalidade de snowboard.

A convite da Federação Portuguesa de Snowboard, Diogo Carmona experimentou, pela primeira vez, a modalidade, num estágio de três dias que ocorreu na semana passada, em Madrid.

O estágio correu "de forma bastante positiva", refere o ator, de 25 anos, num comunicado a que a SELFIE teve acesso, o que levou Diogo Carmona a integrar a comitiva da Seleção Portuguesa de Snowboard Adaptado e a estrear-se na primeira prova na modalidade.

"Novo capítulo da minha vida", confessa o ator, na legenda de uma publicação que realizou no Instagram.

Na competição European Cup de Para Snowboard 2022, que decorreu em Landgraaf, na Holanda, e contou com atletas paralímpicos de todo o Mundo, Diogo Carmona, amputado do membro inferior esquerdo, competiu na categoria SB-LL2 e foi acompanhado pelo Selecionador Nacional e treinador Nuno Mancha.

"Devido ao facto de não ter ainda uma prótese adequada a esta modalidade, o ator sofreu uma queda, o que condicionou a sua pontuação, mas, ainda assim, conseguiu retomar a prova e terminá-la em 58 segundos, ficando em 10.º lugar da classificação geral", destaca o comunicado, que refere, ainda, que esta estreia se deu "com cerca de apenas 12 horas gerais de contacto com a modalidade de snowboard".

"Esta é uma demonstração de força, superação, adaptação e capacidade de integração acima da média, o que foi constatado pelos outros atletas em competição, que elogiaram o feito do ator", pode, ainda, ler-se no documento.

Agora, o novo desafio profissional será conciliado por Diogo Carmona com o skate e com outros projetos ligados ao desporto adaptado, estando previstas novas competições internacionais, em ambas as modalidades, no decorrer do próximo ano.

O ator pretende "levar o nome de Portugal mais longe no que diz respeito ao desporto para pessoas com deficiência".

Veja, agora, as imagens da participação de Diogo Carmona na European Cup de Para Snowboard 2022.

Relacionados

Patrocinados