"Bem à moda portuguesa", por Mara Craveiro

Destacamos o que de melhor temos no nosso país. Não vamos falar de comida, futebol ou música, vamos falar sobre moda. "Bem à moda portuguesa".

  • 3 out 2019, 13:09
Mara Craveiro/FAIRE Magazine
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Os designers portugueses lutam diariamente para trazer ao de cima o melhor que a moda tem. Já passaram os anos em que tínhamos de procurar o que era bom lá fora e copiar o que víamos nas montras de outros países. Agora a moda é outra. A moda portuguesa reafirmou-se. Apresenta-se noutro patamar. Procura a novidade. Procura fazer o seu. E nós? Temos de procurar usar o que é nosso.

O que podemos dizer mais sobre a moda portuguesa?

Nomes como Gio Rodrigues, Luís Carvalho, Gonçalo Peixoto, Carlos Gil, Inês Torcato e Micaela Oliveira passearam na famosa passadeira vermelha dos Globos de Ouro com criações únicas e elegantes. Essas mesmas criações despertaram a curiosidade de todos os portugueses que acompanharam a gala e reconheceram que cada vez mais a moda portuguesa marca presença e veio para ficar.

Não só nas passerelles se faz moda. A moda portuguesa está cada vez mais online. Depois das dinâmicas de interação social e de promoção online, Luís Buchinho, Pedro Pedro, Nycole e Carla Pontes são alguns dos nomes que já lançaram as suas próprias lojas online. A distância que separa os consumidores das lojas físicas individuais e das redes de lojas que comercializam peças destes criadores deixa de ser um entrave à compra. Com o novo investimento realizado, basta um dispositivo com acesso à internet para que os fashionistas encaminhem as peças desde a passerelle até ao armário lá de casa. A aposta no e-commerce tem crescido exponencialmente em Portugal. Trata-se de uma realidade que cada vez mais se acentua no setor da moda, inclusive no domínio específico das criações de autor. Como é o caso da Minty Square, loja online de moda portuguesa.

Todos os anos vemos as criações lusitanas brilharem no Porto e em Lisboa. Tentamos mostrar todo o nosso potencial nas semanas de moda como ModaLisboa e Portugal Fashion. Quando assistimos aos desfiles escolhemos as peças com assinatura portuguesa que gostávamos de ter no armário.

O Portugal Fashion é atualmente mais que um acontecimento de moda. É sinónimo de cultura, de modernismo e de aposta na promoção da imagem nacional, afirmando-se como uma referência de criatividade e sofisticação estética de Portugal face ao exterior. Hoje é legítimo afirmar que o Portugal Fashion fomentou uma cultura de moda no país e operou uma mudança de paradigma no que respeita ao setor têxtil e de vestuário nacional. Já a ModaLisboa tem como missão a promoção e o desenvolvimento da Indústria de Moda em Portugal, bem como do capital criativo nacional. É um dos eventos de moda com maior reconhecimento em Portugal. Apresenta as coleções dos criadores de moda nacionais com a missão de divulgar o melhor da Moda Portuguesa para o mundo.

Temos de unir esforços pela internacionalização da moda portuguesa. Exportamos o segundo par de sapatos mais caro do mundo. Vendemos o quilo de têxtil lar mais caro do mundo. E isso significa que exportamos produtos de elevado valor acrescentado.

Queremos dizer ao mundo em geral e à moda em particular que o futuro tem de ser promissor. O fim é sempre o início. E na moda funciona da mesma forma. A apresentação de uma peça é todo o efeito da sua criação. Os designers acreditam que tudo na moda se quer maior, melhor ou diferente e em Portugal prometemos marcar pela diferença.