Um artigo de opinião está a indignar as redes sociais. Nesse texto, da autoria de Alexandre Pais e cujo título é "A Imagem é Tudo", são tecidas considerações sobre a forma física de Maria Botelho Moniz e Cristina Ferreira, comparando-as, inclusivamente, a outras comunicadoras.
No Instagram, a própria Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI já reagiu a estas palavras. E muitos famosos não se mostraram indiferentes. Foi o caso de Carolina Deslandes. "É da noção contínua e perpetuada de que a mulher tem de se tornar 'apresentável' para ter uma posição de destaque. Mas é, acima de tudo, esta falta de noção de que se pode falar do aspeto físico das mulheres, do corpo, como se fosse um objeto ao qual se atribui uma classificação. Estamos a falar de duas profissionais, mas não estamos a falar do respetivo trabalho. E como se isto já não fosse m**** suficiente, ainda são comparadas a duas colegas - porque é um elogio ainda maior elogiar uma mulher comparando-a a outra", começou por considerar a cantora.
"Não são as mulheres que são tóxicas umas com as outras, são vocês com as vossas m***** de nos porem em ranking, são vocês e a vossa toxicidade. Ter um curso de jornalismo e escrever esta bosta, é, no mínimo, deplorável. Não és simpático, nem robusto, mas és uma valente vergonha", completou a intérprete de "A Vida Toda".
Catarina Furtado, a quem Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz foram comparadas, também se mostrou indignada com este artigo de opinião. "Faço aqui uma declaração de que não aceito este elogio! E devolvo-o. Como nos prémios", começou por afirmar a apresentadora, que, no texto, é considerada como um "exemplo de cuidado e de inteligência". "Esta crónica tem um impacto maior, porque atinge uma multidão de raparigas e mulheres do que um prémio atribuído a uma só pessoa. Um impacto nocivo. A menos que não deixemos passar. E acho que, no século em que estamos, não podemos mesmo deixar passar!", completou.
O artigo de opinião mereceu, ainda, uma nota de repúdio, da parte da equipa do programa "Esta Manhã", publicada, no Instagram, por Iva Domingues. "A forma física não tem nada a ver com a performance de ambas e a respetiva qualidade técnica", começou por referir Nuno Eiró. "Nunca antes se viu um comentário destes, num jornal, feito a qualquer homem. [...] E essas notas não têm de ser feitas ou porque se é demasiado magro, ou porque se é gordo... Se calhar, está na altura de se falar das mulheres como sendo inteligentes e não, apenas, bonitas ou feias", refletiu, também, Sara Sousa Pinto. Já Iva Domingues destacou que, nesta crónica, nunca foi avaliado o trabalho ou a competência de Cristina Ferreira e Maria Botelho Moniz. "Apenas gordofobia no estado mais puro", considerou a comunicadora.
Rita Pereira, Inês Herédia e Sónia Araújo - que também foi elogiada no controverso artigo, tal como Catarina Furtado - foram outras famosas que não se mostraram indiferentes à polémica.
Veja, agora, essas reações, na galeria que preparámos para si.