Jardim Zoológico de Lisboa propõe visita virtual gratuita em tempo de quarentena

com Lusa
Zoo de Lisboa quer ajudar os coalas australianos
Nasceram três leopardos da Pérsia no Jardim Zoológico de Lisboa
Há três novas crias de leopardo-da-pérsia, no Zoo de Lisboa
Macaco fugiu do zoo de Lisboa por um buraco na rede
Macaco fugiu do zoo de Lisboa por um buraco na rede

O Jardim Zoológico de Lisboa encontra-se "de portas abertas", apesar de o espaço estar encerrado devido à pandemia de covid-19, e propôs "conteúdos inéditos" e "férias da Páscoa" para todos os exploradores da natureza, através da internet.

Sem saírem de casa, os visitantes do Jardim Zoológico podem "descobrir o maravilhoso mundo animal", desde assistir ao nascimento de uma tartaruga, almoçar com os ursos ou mergulhar com os hipopótamos, atividades que podem ser realizadas à distância de um clique na internet, através de www.zoo.pt.

A partir de quinta-feira e até 18 de abril, os visitantes virtuais vão usufruir de propostas semanais de conteúdos e atividades ou do "ATL virtual", informou o gabinete de comunicação deste parque zoológico e botânico em Lisboa.

"Na sequência da evolução da pandemia de covid-19, o Jardim Zoológico encerra os portões de Sete Rios. No entanto, apesar de fechado aos visitantes, a vida na morada mais selvagem de Lisboa não para e as novidades serão atualizadas através do canal YouTube, site e 'blog' oficial do parque", lê-se no comunicado.

Todas as terças-feiras, o Jardim Zoológico vai disponibilizar, no canal YouTube, "vídeos que prometem levar os exploradores em viagem pelos diferentes continentes para conhecer as mais fascinantes curiosidades sobre animais e plantas".

No 'blog' oficial do parque, todos os exploradores da natureza vão poder alimentar a curiosidade sobre as últimas notícias do mundo animal, informou o gabinete de comunicação, acrescentado que no 'site' do parque continuarão a ser disponibilizadas as mais frescas novidades sobre a "Arca de Noé Lisboeta", assim como será reforçada a agenda de atividades 'online'.

"Encontro com o Biólogo" é uma das principais atividades disponíveis, oferecendo um programa gratuito para toda a família, com duração de cerca de 40 minutos, através do qual serão abordadas diferentes temáticas relacionadas com a conservação da biodiversidade.

Além dos conteúdos semanais, o Jardim Zoológico quer "levar a magia e diversão do ATL das férias da Páscoa a casa dos participantes".

A partir de segunda-feira e até 13 de abril, o parque zoológico e botânico em Lisboa convida os exploradores dos 3 aos 16 anos a participar em atividades lúdico-pedagógicas diárias, adaptadas às várias faixas etárias, permitindo que os participantes tenham a oportunidade de "investigar os mistérios da vida selvagem e de se transformarem em verdadeiros guardiões da natureza, sem sair de casa".

Com estas iniciativas, o Jardim Zoológico pretende "juntar-se às instituições e artistas individuais que colocam os seus serviços à disposição da população, de forma a ajudar pais e crianças a ocupar da melhor forma estes dias de isolamento social".

"Visite o Jardim Zoológico sem sair de casa e deixe-se envolver nos desafios propostos. Durante a quarentena, cumpra as indicações da Direção Geral da Saúde com a certeza de que unidos, temos mais garra!", lançou o parque zoológico e botânico em Lisboa.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).

Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.