Realeza

Em dia histórico, Carlos III e Camila são coroados como monarcas

Foi neste sábado, dia 6, que Carlos III e Camila foram coroados como monarcas, numa cerimónia que decorreu na Abadia de Westminster, em Londres.

Com Lusa

Nem a chuva demoveu os milhares de súbditos que fizeram questão de assistir, bem de perto, à cerimónia de coroação do rei Carlos III e da rainha Camila, que aconteceu neste sábado, dia 6, na Abadia de Westminster, localizada na capital londrina.

O arcebispo da Cantuária colocou, às 12:03 horas, na cabeça do rei Carlos III a coroa de Santo Eduardo, a mais importante joia real britânica, de ouro maciço, incrustada com rubis, ametistas e safiras, e que é tradicionalmente usada nas coroações dos reis desde 1661.

Antes, perante o arcebispo da Cantuária, Carlos III tinha jurado honrar e defender a lei e a igreja Anglicanas durante o respetivo reinado, e comprometeu-se a respeitar todas as fés e de todos os povos que compõe o Reino Unido e a Commonwealth.

Assistiram à cerimónia na Abadia de Westminster cerca de 2.000 convidados.

A família real britânica teve uma presença de peso, na cerimónia, com destaque para o príncipe Harry, que entrou na Abadia ao lado dos primos, de Kate Middleton, cujo look prestou uma homenagem à princesa Diana e à rainha Isabel II, e do príncipe William, que protagonizou um dos momentos mais relevantes do ato oficial.

Os filhos do príncipe William e Kate Middleton também acabaram por roubar as atenções. Por um lado, o príncipe George teve um gesto simbólico, ao segurar o manto do, agora, rei Carlos III. Por outro, o príncipe Louis divertiu os súbditos com as caretas tão habituais, sem esquecer a princesa Charlotte, que surgiu com uma coroa semelhante à da mãe.

A realeza internacional também se destacou na cerimónia, sobretudo a rainha Letizia de Espanha, que desfilou elegância num look cor-de-rosa.

Veja, agora, algumas das imagens mais marcantes da coroação do rei Carlos III, na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados