Outros Canais

Conceição Queiroz destaca palavras marcantes de Manuela Moura Guedes

Em exclusivo, para a SELFIE, a jornalista Conceição Queiroz fez um balanço de quase 30 anos de trabalho e recordou importantes palavras de Manuela Moura Guedes.

"Tenho uma história de amor com o jornalismo". Foi assim que Conceição Queiroz começou por fazer um balanço de quase 30 anos dedicados à profissão de jornalista. "Investi muito nesta profissão. Dei tudo pelo jornalismo. É uma forma de estar, um estilo de vida, é a minha vida, também. Boa parte da minha vida é o jornalismo, de facto, e foi a profissão que me escolheu", acrescentou.

Neste balanço, Conceição Queiroz não esqueceu, também, os pontos mais desafiantes em ser jornalista: "É preciso não esquecer: é um meio altamente competitivo. E, além disso, sou aquela pessoa que, como sabe, sou ameaçada quase todos os dias. As pessoas dizem: 'A televisão é branca, a Conceição Queiroz tem de sair.' Lido com uma série de problemas que são sérios, mas vou tentando contornar tudo isso com o meu espírito e a minha forma de estar, que me ajuda, de certa maneira, porque relativizo muito os dramas do dia a dia."

"Depois, tenho uma força que as pessoas me perguntam de onde vem e eu própria não sei. De facto, temos de ter uma estrutura emocional que permita aguentar os ataques do dia a dia. São ataques que chegam de todos os lados, de quem menos se espera, inclusivamente, e eu acho que ganhei essa capacidade, finalmente, de me blindar. Já não perco muito tempo, não leio o que escrevem sobre mim. Supostamente, há imensa coisa horrível que se diz sobre mim que não corresponde à verdade", garantiu.

A jornalista reconheceu, ainda, a importância de Manuela Moura Guedes: "Aprendi a lidar com isso com a Manuela Moura Guedes, que é uma boa amiga. No início do meu percurso, estava em sofrimento com as mentiras que diziam sobre mim, os insultos... Ela disse-me calmamente: 'Esquece, tu não vais nunca mais ler as coisas muito más que, eventualmente, possam escrever sobre ti.' E foi a partir daí. Acabou."

Conceição Queiroz realçou, ainda, a fase profissional em que trabalhou em jornais regionais: "As pessoas desvalorizam, muitas vezes. Trabalhei num jornal regional da Mealhada, o Jornal da Mealhada, no qual aprendi muito, também. Então, as grandes histórias, curiosamente aquelas que fiz, quase todas, vieram de pequenas notícias dos jornais regionais."

Recorde-se que, nesta entrevista exclusiva, Conceição Queiroz falou sobre um novo desafio que tem na TVI, para além do jornalismo, e revelou que pretende adotar uma criança.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Conceição Queiroz, na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados