TVI

Conceição Queiroz aceita desafio: "Está na altura de termos conversas difíceis"

Conceição Queiroz conversa com a SELFIE sobre o novo desafio que tem em mãos.

Entre as 09:30 e as 18:30 horas do próximo domingo, dia 11, vai decorrer, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o "1.º Encontro de Intervenção Anti-Racista".

A iniciativa é organizada pela Kilombo – Plataforma de Intervenção Anti-Racista, "um coletivo recém-criado" que "surge da necessidade de agregar saberes e vontades na luta contra o racismo", segundo uma nota enviada à redação da SELFIE.

"O fenómeno é global e vai além da questão comportamental. É algo estrutural e institucional, com dimensão socioeconómica, política e cultural, que está enraizado e se traduz pelas relações de poder, que atribuem vantagens e benefícios a uns e que negam esses privilégios a determinados grupos sociais, impossibilitando o progresso dessas pessoas. O racismo segrega, representa um violento atentado contra os direitos humanos", alerta a mesma missiva.

Por tudo isto, impera a existência do "1.º Encontro de Intervenção Anti-Racista", que "será simultaneamente o momento de apresentação" da Kilombo e onde "serão reforçados os laços para atividades futuras".

Ao todo, existirão 16 oradores, espalhados por quatro painéis: "Discursos de Ódio nas Redes Sociais", "Sentimento de Pertença", "Mês da História Negra em Portugal" e "Há justiça para todos?”.

Conceição Queiroz, jornalista da TVI e da CNN Portugal, vai moderar o primeiro debate. "Estou feliz. É urgente o debate sobre o ódio destilado nas redes sociais. Está na altura de termos as chamadas conversas difíceis. Defendo uma discussão franca e consciente, quando olhamos para uma temática que a todos deve importar. Tem de ser possível minimizar a dor emocional - e não só - causada pelo racismo", observa a profissional, em declarações exclusivas à SELFIE.

São esperadas várias personalidades nacionais envolvidas na luta anti-racista, estando já garantidas "mensagens enviadas por personalidades internacionais que serão projetadas em vídeo", tornando "este encontro urgente e imprescindível". É o caso de Leandro Karnal, historiador, professor e escritor brasileiro, e também do da ex-ministra da Igualdade de França, Elisabeth Moreno.

O encerramento do "1.º Encontro de Intervenção Anti-Racista" contará com um momento musical.

Veja, agora, na galeria que preparámos para si, as melhores imagens de Conceição Queiroz.

Relacionados

Patrocinados