urlvisit
EXCLUSIVO

Aos 54 anos, Cláudia Jacques revela segredos de beleza: "Fugi sempre de tudo o que é tóxico"

Dona de uma forma física invejável, Cláudia Jacques contou, em entrevista à SELFIE, qual a rotina de cuidados diários que a ajudam a manter a beleza e desvendou, também, os procedimentos estéticos a que já se submeteu.

- Aos 54 anos, qual o segredo da beleza de Cláudia Jacques?
Muito obrigada pelo elogio que me faz. Essa pergunta tem sido muito recorrente e, por isso, escrevi um livro que foi editado, em 2011, pela Leya que se chama "O Meu Segredo". Desde há muitos anos que tenho cuidados comigo, com a saúde e beleza. Comecei por ter a consciência de não estragar nada em mim e melhorar tudo o que posso. Sempre tive um estilo de vida saudável. Fugi sempre de tudo o que é tóxico. Sempre tive a noção que, para estar bem, é preciso ser feliz e gostar muito de mim. Tenho cuidados com a alimentação desde há vinte anos. A mudança na forma de me alimentar deu algum trabalho no início e foi preciso determinação, mas, após algum tempo, tornou-se um hábito e já não me sabia alimentar de outra forma. Aliás, nem fazia sentido para mim! Tenho tido a consciência de fazer alguma atividade física, mas sempre sem exageros e sem sentir essa obrigação. Caminhadas ao ar livre, sempre foi algo que me deu muito prazer. Recorro também a tratamentos de rosto e corpo, em clínicas que me tratam muito bem e são uma boa ajuda para me manter e para melhorar. Nunca me deixei engordar, sempre tive o cuidado de estar atenta e manter o meu peso e, se por acaso engordava 1 kg, tinha que o perder imediatamente. Desde há muitos anos, tomo vários suplementos alimentares. Confio muito nos laboratórios Pharmanord e, por isso, tomo sem medo, aliás, com muita confiança, inúmeros suplementos como o Bio Slim Duo; o Crómio; o Q10; Magnésio; Selénio + Zinco; Vitamina D; Ômega 3; Betacaroteno; para além destes tomo o Óleo de Onagra e o Colagénio da Skin Teen e, se fizer uma vez por outra um excesso alimentar, então tomo o Depur Clean também da Skin Teen. Previlegio muito o descanso. O sono é extremamente importante e tenho sempre essa consciência todos os dias. Para me ajudar a dormir melhor e a tirar mais partido do meu sono, também tomo Melatonina, a hormona do sono que, com a idade, vamos perdendo a capacidade de produzir. Todos os anos faço vários exames de saúde para controlar o meu organismo e saber como estou de dentro para fora.

- Que cuidados tem com a alimentação?
Tenho cuidado com a quantidade de açúcar que ingiro, não bebo refrigerantes há muitos anos, acho que há uns 20. Não como carnes vermelhas, também há 20 anos. Evito comer fritos, só muito pontualmente. Não uso molhos, evito todo o tipo de gorduras e comidas pesadas. De manhã, em jejum, bebo sempre dois copos grandes de água morna e, às vezes, com sumo de limão. Só meia hora depois é que tomo o pequeno-almoço. Como muitos ovos, porque são um alimento completo, o mais completo depois do leite materno.

- Que tipo de exercício físico faz?
Faço aulas com o meu PT no ginásio já há muitos anos, mas sem exageros. Faço sessões de Pilates e caminhadas ao ar livre. Procuro sempre caminhar e mexer-me. Prefiro escadas ao elevador ou tapetes rolantes e escadas rolantes. 

- Qual a sua rotina de beleza diária?
Tenho sempre muito cuidado em limpar bem a pele e em a hidratar todos os dias, não só com cremes, mas, também, bebo muita água. Nunca me deitei sem lavar o rosto, nunca dormi maquilhada. Acho que ter sempre a pele limpa é muito importante para a sua saúde e beleza. Depois, são todos os cuidados que já respondi nas questões anteriores, a alimentação, o exercício físico e as clinicas onde vou regularmente, a Chi Clinic e a Noa Clinic, os suplementos alimentares e o descanso.

- E que cuidados tem com o cabelo?
Uso produtos suaves, que respeitam a saúde do cabelo, que intercalo com outros que ajudam a fortalecê-lo. Faço mesoterpia capilar, mensalmente, na Clínica Saude Viável. É a melhor forma de dar todas as vitaminas e nutrientes que o cabelo precisa, injetados no couro cabeludo. Não lavo demasiadas vezes o cabelo, mas não ando com ele sujo. Não uso água muito quente, nem secador quente, pois o calor excessivo seca, desidrata e agride o cabelo. Uso uma boa escova e tenho muito cuidado ao pentear e desembaraçar. Não coloco demasiado produtos no cabelo, uma vez por outra uso um bom sérum. Faço máscaras de hidratação profunda. Uso tintas sem amoníaco. Trato o meu cabelo com suavidade e carinho.

- Já fez algum procedimento estético?
Sim, já. Os primeiros foram para compor o que se estragou. Após um acidente em Israel, tive necessidade de operar o meu nariz. Depois de ter tido duas filhas, uma de cesariana e outra de parto normal, tive que compor alguns estragos, porque o meu músculo da barriga rasgou de alto a baixo e fiquei sem parede abdominal e não podia fazer esforços, nem pegar em pesos. Depois de amamentar as minhas duas filhas, também senti necessidade de me operar, porque fiz uma retração mamária, que é muito comum acontecer e o peito fica mais pequeno. Mais tarde, senti necessidade de fazer uma bleferoplastia para tirar o excesso de pele da pálpebra superior dos meus olhos. Para além destes procedimentos mais invasivos, vou recorrendo ao botox para atenuar as rugas, pés de galinha e na testa, e às injeções de vitaminas no rosto.