Filme português "A Herdade" entre os concorrentes aos Óscares

O filme português "A Herdade", de Tiago Guedes, está na lista das 93 películas anunciadas na segunda-feira à noite pela Academia de Hollywood para concorrer ao Óscar de Melhor Filme Internacional na 92.ª edição dos prémios mais importantes do cinema.

com Lusa

"A Herdade" conta a "saga de uma família proprietária de um dos maiores latifúndios da Europa, na margem sul do rio Tejo, […] fazendo o retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40 [do século passado], atravessando a revolução do 25 de Abril e até aos dias de hoje", segundo a sinopse.

Com argumento de Rui Cardoso Martins e Tiago Guedes, com a colaboração de Gilles Taurand, o elenco é composto por Albano Jerónimo e Sandra Faleiro, bem como Miguel Borges, João Vicente, Ana Bustorff, Beatriz Brás, entre outros, o filme lidera a lista de 93 concorrentes aos Óscares.

Pela primeira vez na história destes galardões, o prémio irá chamar-se Melhor Filme Internacional, e não Melhor Filme de Língua Estrangeira, depois de os membros da academia terem aprovado, este ano, a mudança de nome.

Dos candidatos selecionados, a organização escolherá, em dezembro, um total de 10 candidatos oficiais à estatueta de ouro.

Os aspirantes latino-americanos são "Heroic Losers", da Argentina; "Sinto sua falta", da Bolívia; "Vida Invisível", do Brasil; "Aranha", do Chile; "Macacos", da Colômbia; "O despertar das formigas", da Costa Rica; "Um tradutor", de Cuba, "O projecionista", da República Dominicana; "A noite mais longa", do Equador; "Sangue, paixão e café", das Honduras, e "A camareira”, do México.

Completam a lista "Everybody Changes", do Panamá; "Retábulo", do Peru; "A Herdade", de Portugal; "Pain and Glory", da Espanha; "The Moneychanger", do Uruguai, e "Being Impossible", da Venezuela.

A 16 de dezembro serão anunciados os candidatos que passarão à próxima rodada na votação para o Óscar.

Finalmente, as indicações finais para todas as categorias da próxima edição dos Óscares serão anunciadas no dia 13 de janeiro de 2020, enquanto a cerimónia de entrega decorrerá a 09 de fevereiro, no Hollywood Dolby Theatre, em Los Angeles.

Relacionados