No Instagram

Catarina Gouveia quebra o silêncio, após críticas à foto do pós-parto

A atriz Catarina Gouveia, de 34 anos, foi mãe, pela primeira vez, no passado dia 26. No entanto, uma fotografia que partilhou ainda na maternidade dividiu opiniões.

Catarina Gouveia recorreu às redes sociais, na passada quinta-feira, dia 2, para falar sobre o parto e sobre a fotografia que partilhou, no Instagram, ainda no hospital, e que fez correr muita tinta.

A atriz, de 34 anos, começou por dizer que tem estado afastada das redes sociais "pelo melhor motivo de sempre, para se dedicar à bolha de amor de que tanto se fala no pós-parto, que é realmente única e inexplicável".

"Precisava, e preciso, de estar emocionalmente estável, alinhada, serena, para ser a melhor versão de mãe que esta bebé merece, esta bebé que foi tão desejada e tão pedida a Deus. Se a recebo, tenho que cumprir aquilo a que me proponho que é ser a melhor mãe que posso", revelou.

"Decidi distanciar-me daquilo que me estava a criar alguma toxicidade e daquilo que se tornou mesmo impraticável, que foi o poder consumir a minha própria casa digital. Abrir o meu Instagram tornou-se impossível, porque era, e ainda continua a ser, lamentavelmente, apesar de, agora, estar mais calmo, um campo de batalha entre mulheres que se agrediam umas às outras ou que me agrediam, direta e gratuitamente. Mesmo com agressões disfarçadas de humor", lamentou.

Catarina Gouveia garantiu que nunca quis magoar ninguém com a fotografia que publicou. "Aquilo que venho dizer é que lamento, profundamente, e nunca foi minha intenção magoar uma mulher ou um homem com aquela fotografia. Nunca foi minha intenção sobrevalorizar-me ou subestimar uma mulher com a partilha da imagem", continuou, partilhando, depois pormenores do dia do parto.

A, também, influenciadora digital classificou a experiência de ser mãe como "positivamente avassaladora". "É tão digna e legítima de ser partilhada como uma experiência menos positiva, que, infelizmente, é aquilo que temos sentido muito, nisto da maternidade e do pós-parto", frisou.

"São repetidas experiências negativas e pouco também se fala das experiências positivas, contudo, elas existem, não são irreais. E eu vim dar voz, através de uma fotografia que não foi bem interpretada. Mas vim dar voz a uma experiência que foi, efetivamente, muito positiva", defendeu.

A atriz recordou, também, que, quando chegou ao hospital, já estava numa fase de trabalho de parto muito avançada. "Foi tudo muito rápido. Tive um parto respeitado, não instrumentado, vaginal, na posição que quis, que escolhi", contou.

Quando passou para o recobro, Catarina Gouveia já "andava de pé com a bebé" e foi a atriz que "colocou a filha no colo do pai, para ele fazer pele a pele com ela".

"Claro que foi doloroso, foi um desafio, mas, ao mesmo tempo, dá-nos aquele empoderamento, enquanto mulheres. Eu, pelo menos, senti isto. Meu Deus, eu fui capaz, tive força. E senti-me muito grata por tudo ter corrido da forma como planeei. Apesar de ter sempre a consciência de que o processo não dependia 100% de mim. Haviam vários fatores que podiam condicionar a experiência, mas, felizmente, tive um parto exatamente como imaginei", contou.

A influenciadora digital confessou, ainda, que na primeira noite após o nascimento da filha, não conseguiu dormir.

"Estava apaixonada, numa adrenalina. Só pensava nesta bebé, que era mesmo real, verdadeira, saudável. No dia seguinte, recebemos os pais do Pedro [marido] e eu já só perguntava à minha médica quando é que podia ter alta, porque estava tão feliz e só queria trazer a minha bebé para casa, e estar na minha casa com o Pedro, a três, a vivermos esta experiência. Só que, como o parto foi às duas da manhã, tinha de ficar outra noite. Isto para explicar que fiquei mais um dia e foi na sexta-feira que decidi tirar a fotografia para comunicar no Instagram que esta bebé tinha decidido nascer", revelou.

"Na sexta-feira, eu já nem estava na cama e levantei-me. Enquanto a minha bebé dormia e estava com o pai, fui tomar um banho, penteei-me, fiz a minha rotina diária normal. A amamentar, não sabia mesmo que os lábios ficam secos e meti um batom de cieiro que tem cor. Isto para vos dizer que decidi meter-me bonita, até porque no dia anterior nem tinha feito essa minha rotina", disse.

"E, sim, tinha uma camisa de noite branca. Aliás, todas as camisas que levei para a maternidade eram brancas ou eram naqueles tons de cru, porque são as minhas cores favoritas de roupa. Hoje em dia, é possível vestirmos uma camisa branca na maternidade logo depois de termos tido um bebé, porque existem fraldas - que, por acaso, até é o que tenho agora - que são ajustáveis ao corpo e absorventes. São espetaculares e as camisas brancas não ficam sujas. E porque também não tinha mais roupa para vestir. A roupa com que entrei no hospital era a roupa com que ia sair", explicou.

"Portanto, estava com a minha camisa de noite e pedi à irmã do Pedro, que nos foi visitar, se ela podia tirar-nos uma fotografia com a máquina que uso sempre, que é uma máquina profissional e que, efetivamente, tira fotografias muito bonitas, que podem induzir em erro, à ideia de que foi um fotógrafo profissional. O único aspeto aqui ficcionado foi o Pedro, porque ele não queria aparecer", frisou.

"Foi assim, uma fotografia que eu nunca pensei que pudesse gerar tanta polémica, tantas ofensas e tantos julgamentos", lamentou.

Catarina Gouveia aproveitou a ocasião para pedir às pessoas "para evitarem falar no assunto". "Ganhou uma proporção gigante e percebi que me estava a começar a afetar. Lamento que tenha sido esta a interpretação de tantas pessoas e, ao mesmo tempo, espero ser uma lufada de ar fresco para quem possa ouvir o meu relato. Comigo, graças a Deus, correu tudo bem", contou.

"Quanto melhor preparada, eu neste caso, estou, fisicamente, durante toda a gravidez e, mesmo antes, a probabilidade de ter um trabalho de parto mais facilitado e ter uma boa recuperação pós-parto é maior. Quando mais empoderada estiver em relação ao parto e a todos os meus direitos, a tudo aquilo que posso escolher e que me pode ser administrado, ou não, o que posso fazer para que tudo corra melhor, é mais provável que seja um caso positivo do que negativo, apesar de não anular a probabilidade de ser negativo. Isto para dizer que também há casos felizes", destacou.

"E mesmo este pós-parto, têm sido dias maravilhosos. Muito intensos, claro. A privação de sono é o que mais me está a custar, mas tenho uma bebé serena, muito querida, que come, que dorme. Não tenho empregadas, não tenho a ajuda da minha mãe ou da minha sogra. Foi uma escolha dos dois estarmos a viver estes dias os três, sozinhos. E tem corrido muito bem. Apesar de tudo, esta semana foi muito positiva, com poucas horas de sono... Mas, depois, olho para a minha bebé e fico inundada de amor e de força", continuou.

"Nem sei onde vou buscar esta força. Com poucas horas de sono, consigo levantar-me, dou-lhe de mamar logo de manhã, consigo ir tomar banho, fazer a cama, meter a roupa a lavar e a secar, dou uma caminhada, o Pedro faz o pequeno-almoço... Estamos a conseguir gerir muito bem isto e não me posso sentir inibida de partilhar este lado bom que está a ser, porque a maior parte das mulheres não tem esta experiência", acrescentou.

"Acho que o conceito do Instagram é mesmo este, cada uma de nós representar a sua individualidade. Este é o Instagram da Catarina. Eu não tenho a obrigatoriedade de representar [outras mulheres] numa fotografia em que comunico o nascimento da minha filha. Só tenho que representar-me a mim e àquilo que foi para mim o momento. E não foi nada ficcionado. Não levei um cabeleireiro ou uma maquilhadora... Podia fazer isso na mesma e era digna de respeito, mas não o fiz", defendeu.

Catarina Gouveia destacou, ainda, que "não é menos mãe" ou "fútil" só por "escolher tomar conta de si no momento em que a filha está a dormir".

Por fim, a atriz partilhou com os seguidores uma fotografia que a mãe lhe enviou e onde mostra que também se arranjou e se maquilhou para tirar a primeira fotografia com a filha. "E o pós-parto dela deve ter sido muito mais difícil do que o meu, porque ela é mãe solteira, tomou conta de mim, sozinha, e não foi por isso que deixou de se arranjar, há 34 anos. E, acreditem, é a melhor mãe do mundo, não foi menos mãe por isto", rematou.

Recorde-se que Catarina Gouveia foi mãe na passada quinta-feira, dia 26. A atriz deu à luz uma menina, cujo nome ainda não foi revelado e que é fruto do casamento com Pedro Melo Guerra.

Veja, agora, o vídeo partilhado por Catarina Gouveia.

Relacionados

Patrocinados