No Instagram

Catarina Gouveia mostra-se a amamentar e afirma: "Amamento em qualquer sítio"

A atriz Catarina Gouveia recorreu ao Instagram, para deixar alguns conselhos relevantes para o período do pós-parto.

No Instagram, Catarina Gouveia fez dois tipos de balanço do primeiro mês de vida da filha bebé, Esperança. Por um lado, a atriz, de 34 anos, publicou uma série de fotografias desses dias especiais.

"Alguns registos do primeiro mês de vida desta bebé e desta mãe. Ao longo da minha gravidez, planeei, estudei e aprendi muito, mas, por mais que estudasse, foi ao longo destas semanas que me fui construindo como mãe, com escolhas que me fazem acreditar ser a melhor maternidade. De vez em quando, senti-me a afogar, mas recorri sempre a referências e práticas positivas para recuperar o ar!", começou por refletir Catarina Gouveia, na descrição das fotografias.

Por outro, a influenciadora digital enumerou alguns importantes conselhos, para a fase do pós-parto. "Amamentar e em livre demanda. Reconheço a minha boa sorte. Para mim, foi um processo natural e sem dificuldades, ela chegou com a pega perfeita. Decidi não introduzir chupeta e acredito que esta escolha, também, tenha contribuído para este desenrolar positivo, uma vez que pode levar a uma confusão de bicos, entre outras condicionantes que quis considerar", referiu Catarina Gouveia.

"Livre demanda. Cada bebé é único e, portanto, quis oferecer à minha bebé o direito e a liberdade de escolher a hora e quantas vezes quer mamar, ao seu próprio ritmo. Sem horários, sem regras", acrescentou.

Catarina Gouveia destacou, ainda, a importância do sling, uma espécie de carregador de bebés: "Sling e ar puro. Usei, desde os primeiros dias de vida da Esperança. É pura conexão. É a possibilidade de estendermos a sensação de segurança, acolhimento e conforto da vida intrauterina aos nossos recém-nascidos. A autonomia que nos traz é única!"

"Ter tempo para mim. Os recém-nascidos dormem muito! Nas suas sonecas, dedico-me ao que é importante para mim: ter a casa minimamente organizada, treinar e preparar refeições nutritivas. Ao final do dia, antes do sono noturno, diminuímos, ao máximo, os estímulos: luzes baixas, pouco barulho e banho pele a pele, na banheira ou no chuveiro. São banhos que a tranquilizam e relaxam. A ela e a mim!", aconselhou, também, a artista.

Catarina Gouveia confessou, ainda, que, no começo da gestação, se sentiu preocupada com os inúmeros afazeres associados à bebé: "Quando engravidei, senti-me mergulhada numa onda de preocupação e de consumo: era o quarto do bebé, o trocador para fraldas, a cadeira da amamentação... A Esperança não tem quarto, mudo-lhe as fraldas onde consigo, o enxoval é básico e amamento em qualquer sítio. O essencial nós temos: presença, colo, toque, e acolhimento. Não precisamos de mais nada!"

"E estes são os meus melhores conselhos para que possamos acolher os nossos bebés, com todo o amor e com toda a empatia que merecem. E ter a pessoa certa ao nosso lado. O meu super Pedro. Um bálsamo absolutamente fundamental para este desenrolar feliz", elogiou, no final, Catarina Gouveia, referindo-se ao marido, Pedro Melo Guerra.

Veja, agora, as imagens partilhadas por Catarina Gouveia, na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados