No "Portal do Tempo", Carolina Aranda começou por recordar um dos respetivos pilares, o avô. "Podia não ser muito afetuoso, mas fazia tudo por nós", começou por assinalar a concorrente de "O Triângulo". "A altura em que o meu avô faleceu coincidiu com a minha avó ficar com Alzheimer. Parte da alma dela foi com ele, é assustador e, do nada, começa a fazer coisas que não lembram a ninguém. A minha mãe deixou de trabalhar para cuidar da avó", acrescentou Carolina Aranda, frisando que tinha 11 anos quando tudo aconteceu.
Entretanto, em 2017, Carolina Aranda ingressou na universidade, um momento feliz que foi abalado pela doença da mãe, "diagnosticada com o primeiro cancro de mama". Em lágrimas, a jovem confessa sentir algum remorso: "Arrependo-me, porque acho que podia ter dado muito mais apoio. Não sei até que ponto isso não teve alguma influência no que se passou agora. Mesmo doente, a minha mãe continuava a tomar conta da minha avó."
A avó de Carolina Aranda viria a falecer, em 2019, na sequência de um AVC. Um momento que a hospedeira de eventos não esquece: "Lembro-me de que ela olhou para mim, para a minha mãe e fechou os olhos. Foi uma dor gigante, mas sei que foi em paz e, pelo menos, deixou de sofrer. Achei que tudo ia ficar bem."
Mas, na verdade, não ficou: a mãe de Carolina Aranda viria a enfrentar uma nova batalha contra o cancro. "Apercebeu-se de que tinha uma saliência no pescoço. Passados uns meses, foi operada e, em agosto e setembro de 2021, foi diagnosticada com uma reincidência do cancro da mama. Ela sabia a gravidade, mas acreditava muito", garantiu a participante do reality show da TVI.
"No verão de 2022, começou a ter um grande inchaço abdominal. Foi às urgências numa noite e eu, nessa noite, tive algum tipo de pressentimento e quis ir deitar-me para a cama dela, mas não fui e isso custa-me. Não sei por que motivo não fui… Ela apareceu-me na porta do meu quarto e disse-me: 'Carolina, vou chamar a ambulância, porque não me sinto nada bem'", acrescentou Carolina Aranda, visivelmente comovida.
A médica não trouxe as melhores notícias e Carolina Aranda sentiu-se "sem chão": "Ela disse-me que já não havia nada a fazer e a minha mãe faleceu. Não há palavras que expliquem o que se sente, é perder uma confidente, perder tudo, é perder a casa sem ser a casa física, é muito difícil não ter para onde voltar."
Após o falecimento da mãe, a jovem de Évora decidiu seguir em frente: "Acho que, se parasse, podia correr muito mal para mim."
Veja, agora, na íntegra, o "Portal do Tempo", protagonizado por Carolina Aranda.