Alice Alves: "Desde que saí de casa dos meus pais nunca mais fiz a árvore de Natal"

A época natalícia está à porta e a repórter do "Câmara Exclusiva" Alice Alves aceitou o desafio de responder ao quiz de Natal da Selfie. Surpreenda-se!

Alice Alves
Alice Alves

1. Natal é...

Família.

2. Qual é a memória mais especial que guarda do Natal?

É a cara dos meus sobrinhos e dos meus afilhados, todos contentes com os meus presentes.

3. O que é que costuma comer na noite de Consoada e qual o doce favorito?

Costumo comer bacalhau. Os doces... todos! Todos os que estiverem lá, eu provo tudo e, normalmente, são muitos, porque a minha família é muito grande.

4. Quantos presentes costuma oferecer e quantos recebe?

Normalmente, acho que ofereço mais presentes do que recebo. Portanto, há aqui qualquer coisa que não está certa [risos]. Mas, ainda assim, são generosos para mim. Tenho uma família muito generosa e com muito bom gosto.

5. Pensa e compra com antecedência ou é tudo à última hora?

Por norma, começo sempre com uma grande intenção de fazer um planeamento dos meus presentes, com lista no telemóvel e tudo. Depois, na realidade, deixo tudo para a última, porque estou sempre a trabalhar imenso. Ainda assim, compro sempre com um grande critério de qualidade. Este ano, já vi uma coisa gira para a minha irmã e outra para o meu pai.

6. Tenta oferecer sempre presentes personalizados?

Só dou aos outros aquilo que gostava de receber. Sou muito exigente quando compro os presentes.

7.​ Para quem é o presente de Natal mais difícil/especial de escolher?

O mais difícil é para a minha irmã, porque ela é muito exigente. Ela gosta de presentes muito pensados e muito elaborados. Não pode ser uma coisa muito gira que todas as raparigas iam gostar. Tem que ser uma coisa muito gira, que todas as raparigas iam gostar e que ela se sinta muito especial, que eu adore. No Natal, ela gosta de ser surpreendida.

8. Qual é o presente de Natal ideal para si?

Olha, boa! Esta é a altura em que eu posso pedir presentes, não é? [risos]. Uma coisa de que eu gosto sempre: uma viagem à neve.

9. Costuma fazer a árvore de Natal? Sozinha ou com ajuda?

Nunca! Desde que saí de casa dos meus pais, nunca mais fiz a árvore de Natal. Eu adoro ver uma árvore enorme, com muito bom gosto e muito boa decoração. Gosto da árvore clássica e grande! Mas eu não tenho muito tempo e, depois, tenho de desfazer a árvore e guardá-la, ela vai acumular pó e eu sou alérgica ao pó...

10. Quem é que se costuma vestir de Pai Natal? Até quando acreditou?

Normalmente, é o meu pai. Nunca acreditei no Pai Natal. O meu pai disse sempre que não se pode mentir às crianças, então, sempre me disse que o Pai Natal não existia. Eu ia para a escola dizer isso e os miúdos ficavam chateados.

11. Onde e com quem costuma passar o Natal?

Costumo passar o Natal em Lisboa, na casa de uma tia minha, com as minhas primas, os meus tios, os meus pais e os meus irmãos, mas também já passei com a minha avó, no Norte. E também já passei com a família da minha cunhada, para estar com os meus sobrinhos. Este ano, à partida, será em Lisboa.

12. Qual a figura favorita do Presépio?

Em casa, tenho uma coisa ótima. Uma almofadinha com o Menino Jesus! No Natal, toda a gente monta a árvore e eu ponho a almofadinha. Acaba o Natal e eu pego na almofadinha com o Menino Jesus e ponho na gaveta... É muito mais prático [risos].

Relacionados