Entrevistas

Calema revelam segredo para conciliarem a vida profissional com a família

Com uma agenda preenchida de concertos, os Calema têm poucos dias livres para a vida pessoal, mas, mesmo assim, a dupla contou-nos, em exclusivo, o segredo para conciliarem um percurso intenso na música com a família e os amigos.

Os Calema vivem uma das melhores fases, a nível profissional, após o lançamento do mais recente álbum, "Yellow", que deu, igualmente, nome à tour de 2021, que se prolongou para este ano. 

"Abrimos o ano com concertos nos Coliseus de Lisboa e do Porto - todos esgotados. Tem sido um ano repleto de concertos tanto em Portugal, como lá fora. Só este ano, já estivemos em Paris, na Holanda, no Luxemburgo, no Canadá, nos EUA, na Suíça, em Moçambique, em Cabo Verde, entre outros", enumeraram os irmãos António e Fradique Ferreira, numa entrevista exclusiva, concedida à SELFIE.

Nesta agenda repleta de concertos, encontram-se, ainda, os espetáculos de verão, "que têm sido um sucesso, sempre com muito público". Sendo assim, qual é o segredo para conciliar uma fase profissional tão intensa com a vida pessoal? "O segredo é aproveitarmos os dias em que não temos concertos para estarmos com as pessoas que amamos: os nossos filhos, os nossos familiares e claro que, também, com os amigos", respondem os Calema.

Entre a vida profissional e familiar, resta pouco tempo para um dos hobbies dos irmãos: a pesca. "[Esse passatempo] Faz-nos recordar os tempos em que vivíamos em São Tomé [terra natal da dupla musical]. Mas, hoje em dia, infelizmente, não temos tanto tempo assim… Pode ser que, quando formos a São Tomé, consigamos 'matar' a saudade [risos]", confidenciaram-nos.

Apesar do dia a dia ocupado, os Calema ainda têm tempo para se dedicarem a um projeto social, a Associação Bomu Kelê. "Vivemos em sociedade e, por isso mesmo, não nos podemos abstrair do que nos rodeia, seja em Portugal, em São Tomé, ou em qualquer outra parte do mundo. Bomu Kelê quer dizer 'Vamos Acreditar', que é, também, o nome do nosso álbum que foi lançado em 2014. Sempre foi essa filosofia que nos guiou e continua a guiar. E é nesse sentido - acreditar e fazer algo por um mundo melhor - que a Associação Bomu Kelê existe", começaram por contar ambos os cantores. 

"É verdade que já levámos muitos bens essenciais para São Tomé, especialmente para as crianças e lá existem muitas… Também já participámos em ações em Portugal. Mas muito mais está em plano. E um deles, sem dúvida, é ajudar a capacitar as pessoas, permitir que possam ir mais longe, concretizando sonhos, assim como nós concretizámos o nosso. Gostávamos de ajudar a desenvolver a música feita em São Tomé e Príncipe, e já existem projetos nesse sentido. Há um provérbio africano que diz o seguinte: 'Se queremos ir depressa vamos sozinhos, se queremos ir longe vamos acompanhados'", completaram os Calema.

Relacionados

Patrocinados