"Crómio" dos "Morangos com Açúcar" confessa drama: "O abuso que vivia na série também existia cá fora"

Igor Pires

O ator Tiago Castro falou abertamente sobre bullying.

Até hoje é impossível dissociar Tiago Castro da personagem "Crómio", uma das mais populares de todas as temporadas de "Morangos com Açúcar". Mas o sucesso profissional afetou negativamente a vida pessoal do ator. 

Numa entrevista dada no podcast "Quem Nunca?", do humorista Carlos Coutinho Vilhena, Tiago Castro abordou o bullying que viveu na época em que interpretou o inteligente e tímido "Crómio", um típico nerd.

"Eu era o Crómio. As pessoas olhavam para mim como a personagem. O abuso que vivia dentro da série também existia cá fora", afirmou Tiago Castro. 

As situações de bullying foram inúmeras. Sempre que saia à noite, os fãs da série perguntavam-lhe se queria um copo de leite. E, uma vez, estava a passear num centro comercial, quando muitos jovens foram ter com ele: "Eram doze ou treze. Comecei a dar meia volta para não ser reconhecido e quando dou por mim ouvi ao longe 'Ó Crómio'. Estavam já ao meu lado, a pegarem em mim e a porem-me nos ombros. Ninguém perguntou se eu queria tirar fotografias", relembra.

Tantas situações de intimidação acabaram por limitar Tiago Castro: "Hoje rio-me disto, mas na altura marcou-me muito. Cheguei a um ponto em que deixei mesmo de frequentar espaços públicos. Deixei de ir a estádios, à praia e a concertos."

Por ter vivido esta experiência, atualmente, Tiago Castro concilia a profissão de ator com palestras motivacionais, em que o bullying frequentemente é abordado.