Joana Câncio abre o coração: "Comecei a sentir que estava a perder a minha filha"

Joana Câncio na Selfie
Joana Câncio criou um novo conceito de moda
Joana Câncio e Mafalda Teixeira postas à prova!
Nuno Eiró e Joana Câncio apresentam Gala Solidária
Joana Câncio já foi mãe

A atriz Joana Câncio deixou um testemunho sobre como ultrapassou uma séria dificuldade na relação com a filha.

"Leio muito. Não leio tudo, mas leio imenso. Pesquiso, interrogo-me, converso com amigas e profissionais da área, estudo. Interesso-me. Porque na maior parte das vezes o que faço instintivamente e por repetição não me agrada e eu procuro novas formas de estar realmente presente para os meus filhos", começou por escrever Joana Câncio, num texto partilhado no seu blog, nesta semana.

A atriz confessa que apenas se questionou verdadeiramente quando a filha mais velha, Constança, de oito anos, começou a comunicar de forma verbal: "Dei por mim muitas vezes a gritar, a castigar, desesperada e sem recursos para lidar com o comportamento da minha filha. Não tinha grandes conhecimentos sobre educação e por incrível que pareça, não sabia que poderia estudar e que existiam ferramentas para comunicar as minhas intenções de uma forma clara e não violenta. Limitava-me a repetir padrões e só quando comecei a sentir vergonha do meu comportamento e a sentir que estava a perder a minha filha, comecei a procurar soluções. Graças a Deus, não demorei muito tempo, mas ainda assim, acho que foi tempo demais e, apesar de me perdoar por saber que vivia em ignorância, ainda me custa lembrar que já gritei, castiguei e dei uma palmada quando poderia certamente ter conseguido de outra forma. Uma delas, para mim a mais poderosa, abraçar durante uma birra, dizer que não pode comportar-se de certa maneira, que a amo e que juntas vamos encontrar uma solução".

"Hoje, apesar de ainda treinar todos os dias a minha presença e de haver dias mais fáceis do que outros, sinto orgulho quando a minha filha perante um conflito, repete as minhas palavras: ‘Tudo tem solução!’. Este é um post de soluções e, por isso, vou focar-me nas minhas grandes descobertas, as que mudaram a minha vida para sempre", afirmou, ainda.

De seguida, a ex-moranguita enumerou algumas das suas linhas orientadoras. É o caso de estabelecer um objetivo. "O meu objectivo como mãe é estar presente de uma forma tranquila. Também grito, mas agora só acontece quando estou mesmo cansada ou preocupada. Segue-se de imediato um pedido de desculpas, um abraço e uma decisão colocada com firmeza em vez de coação. Tenho presente que quero manter a tranquilidade no espaço familiar e assim consigo ter mais calma quando as coisas apertam", explica.

Recorde-se que Constança é fruto de um relacionamento anterior da atriz. Joana Câncio tem, ainda, outro filho, Lourenço, de um ano, da atual relação com André Robalo.

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Joana Câncio com os filhos, nas galerias de fotografias que preparámos para si.