Internacional

Morreu o Papa emérito Bento XVI

O Papa emérito Bento XVI morreu este sábado, dia 31, aos 95 anos, anunciou o Vaticano.

Com Lusa
Bento XVI
Bento XVI

Joseph Ratzinger nasceu em 1927 e foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma. O antecessor de Francisco foi o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415.

O falecimento do Papa Bento XVI acontece um dia depois de o Vaticano ter informado que o estado de saúde do antigo líder religioso se tinha deteriorado muito. Citado pela agência Lusa, o jornal La Stampa apontou que o quadro clínico do Papa emérito era gravíssimo e, citando fontes da respetiva equipa médica, a publicação destacou que pouco podia ser feito para travar a lenta deterioração física que se tinha agravado nos últimos dias.

Recorde-se que Bento XVI, cujo pontificado de oito anos (2005-2013) foi marcado por múltiplas crises, foi surpreendido no início de 2022 pelo drama da pedofilia na Igreja.

Questionado por um órgão de comunicação social alemão sobre a gestão dos abusos sexuais quando era arcebispo de Munique, Joseph Ratzinger saiu do habitual silêncio e pediu perdão em nome da Igreja, garantindo, no entanto, que nunca encobriria um crime praticado contra uma criança.

Vivia há cerca de dez anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Para justificar esta decisão, Bento XVI tinha citado o declínio da saúde física e mental, que teria piorado em 2020, devido a uma infeção no rosto.

Relacionados

Patrocinados