No Twitter

"Big Brother": participante é acusada de racismo e desaba em lágrimas ao descobrir polémica

Uma participante do "Big Brother" está a ser acusada de ter tido falas racistas, o que já obrigou a um pronunciamento oficial.

Giovanna Leão, de 25 anos, é uma das participantes da "Casa de Vidro" do "Big Brother Brasil 23", através da qual está a lutar por uma vaga de concorrente do reality show da TV Globo. Nascida em Campinas mas a morar no Rio de Janeiro, a jovem viu o respetivo nome envolvido numa polémica poucas horas depois de ter começado a iniciativa que precede ao arranque oficial do programa.

Isto porque internautas recuperaram mensagens escritas pela gamer e empresária no ramo de produtos de beleza no Twitter, datadas de 2016 e 2018, atribuindo-lhes um cunho racista.

"Oi, macaco", pode ler-se num tweet, publicado há seis anos. Também dessa altura, saltou à vista outra mensagem, na qual a jovem volta a dirigir-se a alguém chamando-lhe "macaca".

Já recuando ao ano de 2018, foi recuperado um comentário no qual a aspirante a concorrente do "Big Brother Brasil 23" se mostra contra aquele que é hoje, novamente, presidente daquele país, Lula da Silva, isto numa altura em que a nação está profundamente dividida em termos políticos.

Instalada no Via Parque Shopping, no Rio de Janeiro, a "Casa de Vidro" está ao acesso de quem visite aquele centro comercial. Têm sido, portanto, centenas as pessoas que se têm deslocado, desde esta terça-feira, dia 10, ao local, para estarem em contacto com os participantes.

Depressa telespectadores do "Big Brother Brasil 23" revelaram a Giovanna Leão que as mensagens escritas pela própria estavam a tornar-se virais nas redes sociais, tornando-se prejudiciais para a participação da jovem na iniciativa do reality show.

Num primeiro momento, a jovem tentou defender-se das acusações.

Mais ou menos na mesma altura, uma influenciadora digital, de quem a jovem terá sido colega de escola, recorreu ao Instagram para afirmar que, também ela, tinha sido vítima de racismo por parte da gamer e empresária.

"Eu sou branca. Eu já errei no passado. Eu já errei há muito tempo. Eu aprendi", garantiu, mais tarde, a candidata a concorrente do programa da TV Globo, apresentado por Tadeu Schmidt.

A verdade é que o impacto das falas de teor preconceituoso obrigou a equipa responsável por gerir as contas de Giovanna Leão nas redes sociais a emitir um pronunciamento oficial.

"A Giovanna está a viver um sonho. Sonho esse que, é claro e como todos, tem um preço. Mostrar quem tu és 24 horas por dia para o Brasil inteiro assistir é um preço que poucos estão dispostos a pagar em nome de um sonho. Ter o seu passado virado do avesso e julgado pelos juízes da internet, muito menos", pode ler-se.

"As mesmas pessoas que estão a recuperar postagens antigas para atacá-la ou invalidá-la de alguma forma são as mesmas que, ironicamente, entendem muito bem o que é saúde mental e a sua importância. Lembrem-se que, não só ela, mas existem quatro seres humanos lá dentro. Com sonhos, com erros, com acertos e com mudanças", prossegue o mesmo documento.

Na nota, assume-se que Giovanna Leão "não é perfeita" e que, na verdade, "está longe de o ser". "Mas ela, definitivamente, não é mais a mesma de anos atrás. Nos últimos anos, principalmente por causa da Internet, as pautas de minorias ganharam grande visibilidade e espaço, o que permitiu que muita gente, incluindo ela, evoluísse nesse sentido e aprendesse com seus erros. Por fim, não, a Gi não vota e nunca votou no ex-presidente e em nenhum dos seus. A noção e a consciência de classe seguem intactas por aqui. E, se vocês estiverem dispostos a conhecer a Giovanna de agora, acreditem, será o sonho da vida dela poder mostrar", rematam os representantes da participante da "Casa de Vidro".

Ciente da dimensão da polémica, a jovem acabou por desabar em lágrimas, sendo confortada pelos colegas da dinâmica que antecede o "Big Brother Brasil 23".

Além de Giovanna Leão, lutam por uma vaga no grupo de concorrentes do "Big Brother Brasil 23" Gabriel Tavares, Paula Freitas e Manoel Vicente. Só dois deles - um homem e uma mulher - é que vão avançar para a casa mais famosa daquele país. A decisão é do público, através de uma votação que está a ser realizada no site do programa.

Veja, agora, as melhores imagens de Giovanna Leão na galeria que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados