Quando os filhos se culpam pela infelicidade dos pais e assumem uma dívida de gratidão

No quarto episódio da segunda temporada da rubrica Bem Me Quer by Barral, Cátia Soares recebe a psicóloga Tânia Correia para falar sobre a desconexão entre o casal, que surge tantas vezes com a chegada de um filho.

No quarto episódio da segunda temporada da rubrica Bem Me Quer by Barral falamos sobre a desconexão entre o casal, que surge tantas vezes com a chegada de um filho. Como é habitual, a coordenadora editorial da SELFIE, Cátia Soares, conta com a presença da psicóloga Tânia Correia, que responde a muitas das questões que nos foram colocadas pelos seguidores nas redes sociais.

Um dos assuntos abordados tem a ver com o facto de muitos filhos se culpabilizarem pela infelicidade dos pais e assumirem uma dívida de gratidão para com os progenitores por estes terem permanecido juntos.

"Cria-se esta culpa, porque: 'Os meus pais ficaram por minha causa. Agora, tenho que retribuir.' Então, os filhos vão sentir que têm uma dívida, e é uma dívida que nunca acaba, é uma dívida vitalícia: 'Para todo o sempre, tenho que arranjar forma de conseguir compensar os meus pais por aquilo que eles fizeram por mim.'", começa por alertar a psicóloga.

"Noutros casos, infelizmente, essa cobrança vem dos próprios pais, que, mais à frente, quando os filhos quiserem começar o seu caminho, vão ter necessidade de os puxar: "Tu tens que ficar aqui, eu também fiquei por tua causa, eu nunca fui a lado nenhum. Como é que tu agora ousas ir a algum lado? Precisamos de ficar aqui os dois'", continua Tânia Correia.

Há, também, situações em que os pais se mantêm nas relações por medo e não por escolha.

"É importante que quem fica numa relação tenha consciência de que, mesmo que o faça para proteger os filhos, ainda assim, o faz por opção própria", alerta a psicóloga.

 

Bem Me Quer by Barral é uma rubrica sobre maternidade, parentalidade e saúde mental de pais e filhos. Neste projeto, a SELFIE conta com a psicóloga Tânia Correia e com o apoio da Barral, um parceiro que se preocupa, acima de tudo, com o bem-estar das famílias.

Relacionados