"As mulheres continuam a acreditar que o seu papel é unir a família"

No quarto episódio da segunda temporada da rubrica Bem Me Quer by Barral, Cátia Soares recebe a psicóloga Tânia Correia para falar sobre a desconexão entre o casal, que surge tantas vezes com a chegada de um filho.

No quarto episódio da segunda temporada da rubrica Bem Me Quer by Barral falamos sobre a desconexão entre o casal, que surge tantas vezes com a chegada de um filho. Como é habitual, a coordenadora editorial da SELFIE, Cátia Soares, conta com a presença da psicóloga Tânia Correia, que responde a muitas das questões que nos foram colocadas pelos seguidores nas redes sociais.

Um dos assuntos abordados tem a ver com o facto de muitas mulheres permanecerem nas relações por ainda acreditarem que têm de o fazer em prol dos filhos.

"Infelizmente, as mulheres continuam a assumir a responsabilidade de carregar o mundo às costas e continuam a acreditar que o seu papel é unir a família. Então, muitas mulheres, mesmo quando arrastadas a um ponto de insatisfação grande, acreditam que ainda há algo que depende delas, que elas podem fazer, para a relação melhorar. É como se sentissem: 'Isto só chegou aqui porque eu não estou a fazer bem o meu papel. Se calhar, se eu fizesse mais isto, ou se eu fosse mais aquilo... Se calhar, se eu sexualmente estivesse mais disponível, talvez conseguisse que esta relação corresse de outra forma.' E as mulheres vão, então, arrastando a relação", refere a psicóloga.

O que não quer dizer que os homens também não prolonguem as relações, como explica Tânia Correia: "Muitas vezes, o modelo que tiveram dos próprios pais é um modelo em que só estar por ali já é ter satisfação na relação, porque; 'As relações são isto. É andarmos por aqui, fazermos umas refeições, volta e meia sairmos...' Falta-lhes um modelo do que é efetivamente uma relação, na qual viram os pais tirarem muito prazer de estarem com a companheira, de estarem em família."

 

Bem Me Quer by Barral é uma rubrica sobre maternidade, parentalidade e saúde mental de pais e filhos. Neste projeto, a SELFIE conta com a psicóloga Tânia Correia e com o apoio da Barral, um parceiro que se preocupa, acima de tudo, com o bem-estar das famílias.

Relacionados