A creche pode decidir quando é que o meu filho larga a fralda?

Conteúdo Patrocinado

No primeiro episódio da segunda temporada da rubrica Bem Me Quer by Barral, Cátia Soares recebe as psicólogas Tânia Correia e Márcia Tosin para falar sobre o desfralde.

A segunda temporada da rubrica Bem Me Quer by Barral arranca com um episódio sobre um dos momentos mais marcantes na vida de uma criança e que causa bastante ansiedade nos pais, o desfralde.

Neste episódio, a coordenadora editorial da SELFIE, Cátia Soares, conta com a presença habitual da psicóloga Tânia Correia e de uma convidada muito especial: a psicóloga brasileira Márcia Tosin, fundadora do Movimento Neurocompatível.

Um dos temas abordados tem a ver com o facto de os pais poderem impedir as creches de começarem o desfralde dos filhos.

Tânia Correia deixou algumas dicas valiosas aos pais que diariamente são confrontados com informação contraditória e que tantas vezes não sabem como agir para que este processo dos filhos seja mais respeitador e positivo, quer nas creches, quer nos jardins de infância: "É importante os pais estarem cientes de que eles têm direitos em relação àquela criança e que devem também ter voz nas várias instituições e não permitirem que as escolhas aconteçam só porque a escola assim o decide. Portanto, os pais também precisam de ser empoderados e de ter a oportunidade de lutar pelos direitos dos filhos. Vimos de uma zona em que era completamente imposto e agora parece até que as crianças estão a desfraldar mais tarde. Mas será que as crianças estão a desfraldar mais tarde ou será que estão, finalmente, a poder desfraldar no tempo que seria o tempo delas, que sempre teria sido assim se lhes tivéssemos dado essa essa oportunidade?"

 

Bem Me Quer by Barral é uma rubrica sobre maternidade, parentalidade e saúde mental de pais e filhos. Neste projeto, a SELFIE conta com a psicóloga Tânia Correia e com o apoio da Barral, um parceiro que se preocupa, acima de tudo, com o bem-estar das famílias.

Tânia Correia | Psicóloga, mestre em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental na área da infância e adolescência | OPP: 24317

Márcia Tosin | Psicóloga especialista em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva | Título de Especialista em Psicologia Clínica chancelado pelo Conselho Federal de Psicologia Brasileiro CRP08/10916

Relacionados

IOL Footer MIN