O galardão do antigo presidente Barack Obama foi anunciado pela Academia Americana de Televisão.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 13 de setembro, mas os prémios menores são anunciados antes.
Outro Presidente já recebera um Emmy antes - Dwight D. Eisenhower em 1956 -, mas naquele caso tratou-se de um prémio honorário.
Depois de deixarem o cargo em 2017, Obama e a primeira-dama Michelle Obama escreveram, cada um, um best-seller e, para além da fundação sem fins lucrativos, criaram uma empresa de produção que assinou um acordo com a Netflix no valor estimado de dezenas de milhões de dólares.
O primeiro documentário da sua empresa, "American Factory", ganhou um Óscar de melhor longa-metragem documental e um Emmy pela realização, mas os prémios foram para os cineastas.
O ex-Presidente norte-americano (2009-2017) também ganhou dois prémios Grammy anteriores, pelas versões áudio das suas memórias, "A Audácia da esperança" ("The Audacity of Hope") e "A origem dos meus sonhos" ("Dreams from My Father").
Entre outras distinções a Obama, destaque para o Prémio Nobel da Paz após a vitória nas eleições presidenciais de 2008, pelos "extraordinários esforços para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".