No Facebook

"Vazio e triste", António Sala lamenta morte: "As madrugadas ficam mais escuras"

Nas redes sociais, António Sala deixou uma mensagem emotiva, a propósito de um falecimento.

Ruy Castelar morreu na passada sexta-feira, dia 3, aos 90 anos, e, nas redes sociais, muitos foram os famosos que não quiseram deixar de lhe prestar uma última homenagem.

António Sala é um desses exemplos, tendo recordado, no Facebook, as características pessoais e profissionais do histórico comunicador.

"Partiu o meu bom amigo e grande colega radialista Ruy Castelar. Desde sempre o respeitei imenso. Quando comecei as minhas atividades na rádio, já o Ruy era um nome consagrado que eu admirava e servia de referência. Foi o homem que mudou as noites da Rádio em Portugal. Deu vida às emissões nocturnas, num país soturno em que as emissões de Rádio se silenciavam lá pelas 02:00 horas e, quanto muito, recomeçavam pelas 06:00 ou 07:00 horas", começou por assinalar.

De acordo com António Sala, Ruy Castelar foi o responsável pela mudança da "rádio da noite": "Ele acreditava na noite e deu-lhe novas vidas. A Rádio da noite mudou. Aliás, o Ruy Castelar era um homem da noite. Na tranquila noite lisboeta dos anos 60, ele criou o desassossego. Nas boates e discotecas, no teatro, mas, acima de tudo, na Rádio. Como produtor, criador e locutor de célebres programas da madrugada. O Ruy era o tipo boémio simpático e folgazão das noites da capital. Um apaixonado pelo que fazia e com que sonhava e um perfeito apaixonado por lindas mulheres. Um sedutor inveterado e galanteador à moda antiga. Um homem que, visto à luz do 'politicamente correcto' dos dias que vivemos, estava fora dos padrões que agora nos 'conduzem'. As mulheres eram a bússola que orientava a sua vida."

"Amou e desamou. Viveu e foi feliz. Implacável nas análises políticas e nas convicções. Mas sempre tolerante e respeitador dos inúmeros Amigos, que não pensavam como ele. Uma figura irrepetivel", acrescentou, ainda.

António Sala afirmou, também, que se sente "mais vazio e triste", devido a este falecimento: "Com a morte do Ruy Castelar, parte um enorme pedaço duma Lisboa, que se esfuma pelas brumas da noite. As madrugadas ficam mais escuras. E há, por certo, mulheres, que, esta noite, vão misturar recordações com lágrimas. E gente, como eu, que se vai sentir mais vazia e triste."

"As madrugadas da Rádio acendem uma vela ao homem que foi o pai dos seus primeiros passos e que lhes embalou o berço para serem adultas, como hoje o são. Beijo, fraternalmente, as tuas filhas e netos, bem como deixo uma palavra de consolo e apreço às mulheres a quem tornaste a vida mais luminosa, na imensa escuridão das noites 'alfacinhas'", continuou.

"Adeus, querido Ruy, o céu, contigo, vai ficar bem mais divertido e feliz. Um beijo, Mestre, e obrigado, por teres contribuído, na minha juventude, para eu amar a Rádio ainda com mais paixão. És um Amigo inesquecível", completou António Sala.

Recorde-se que Ruy Castelar passou por estações radiofónicas de relevo, como o Rádio Clube Português, a RDP Internacional e a Rádio Comercial. Além disso, deu, igualmente, "cartas", na área da representação, tendo participado, por exemplo, em novelas da TVI, com destaque para "Olhos de Água".

Relacionados

Patrocinados