Big Brother

"Big Brother". António Bravo lamenta: "Para mim, o que aconteceu foi vergonhoso"

Através do Instagram, António Bravo, finalista do "Big Brother 2021", partilhou um desabafo, após um incidente, vivido num teatro.

Foi na passada quinta-feira, dia 19, que a sessão da peça "Tudo Sobre a Minha Mãe", levada à cena no Teatro São Luiz, foi interrompida por uma ativista transexual, assim que apareceu, pela primeira vez, em palco, a personagem Lola, representada pelo ator André Patrício. Esta personagem é uma mulher transexual, mas que, na peça, estava a ser interpretada por um ator cisgénero, ou seja, cuja identidade de género corresponde ao género que lhe foi atribuído à nascença. Daí o motivo da manifestação, que exige que uma atriz transexual represente o papel de Lola.

António Bravo foi um dos espetadores dessa sessão de "Tudo Sobre a Minha Mãe" e partilhou a respetiva opinião sobre esta polémica, no Instagram. "Hoje, fui ao teatro ver uma peça que foi recomendada no perfil de uma amiga, aqui no Instagram!  A pouco tempo do fim, uma travesti invadiu a sala, por não concordar que um dos actores em palco personificasse uma pessoa com a mesma identidade de género. A peça acabou ali, e nós, público, que comprou bilhete de livre e espontânea vontade, teve de abandonar o teatro, sem poder ter visto a peça até ao fim", começou por relatar o finalista do "Big Brother 2021".

"Aquilo a que assistimos hoje, naquele espaço, foi de alguém a pedir respeito, desrespeitando o elenco, a produção e o público que escolheu estar ali (e todos os demais envolvidos). Assim, meus amigos, não chegamos a lado nenhum… A isto não chamo liberdade. Dou-lhe variadíssimos nomes - e nenhum deles é liberdade", completou, numa publicação do Instagram.

Entretanto, horas mais tarde, António Bravo voltou a manifestar-se contra este protesto, recorrendo às stories: "A peça em questão é uma adaptação de um filme do Pedro Almodóvar, no qual existem duas personagens trans. Uma delas é retratada por uma atriz trans, a outra por um ator do género masculino. Na peça, seguem a mesma linha. O 'protesto' foi exatamente por não serem duas atrizes trans a retratarem os respetivos papéis e que há falta de oportunidades para mulheres trans, no teatro."

"Neste caso, nem acho que o que aconteceu tivesse feito qualquer sentido. Foi somente um caso de desinformação por parte da protestante, que não percebeu que o que estava a ser retratado era somente a adaptação daquilo que Almodóvar fez em 1999", salientou.

Sem papas na língua, António Bravo considerou aquele ato "vergonhoso": "Aquilo que aconteceu ontem foi, para mim, vergonhoso. Com todo o respeito pela comunidade trans, mas não posso concordar com o que se passou. Há limites para a liberdade e para a falta de respeito e aquilo que se passou foi, claramente, uma falta de respeito com todos os envolvidos na peça e com quem decidiu comprar bilhete para a ver. Há espaço e tempo para tudo na nossa sociedade e aquele não era claramente o espaço, nem o tempo, para o que aconteceu."

Após a contestação, o Teatro do Vão - associação cultural responsável pela peça - já comunicou que o ator que representava Lola será substituído por uma atriz transexual, Maria João Vaz.

Veja, agora, as imagens do desabafo de António Bravo, na galeria que preparámos para si. E não deixe de espreitar o vídeo do momento polémico, partilhado pelos Fado Bicha.

Relacionados

Patrocinados