"Você Na TV": endocrinologista João Nunes e Silva esclarece perigo das injeções de testosterona

O endocrinologista João Nunes e Silva mostrou-se preocupado devido ao aumento da prevalência do uso de anabolizantes e esteroides.

Convidado do programa "Você na TV", onde foram comentados os desenvolvimentos da história de Ângelo Rodrigues, que está internado há três dias na sequência de uma infeção grave, o endocrinologista João Nunes e Silva abordou os perigos das injeções de testosterona.

"Cada vez a prevalência do uso de esteroides anabolizantes é maior e não estamos a falar de um caso ou dois: são milhões", começou por elucidar o especialista, que referiu que as injeções de testosterona "são intramusculares, daí serem dadas nas nádegas".

João Nunes e Silva esclareceu que esta procura por este tipo de substâncias se deve à 'exigência' atual do corpo perfeito nas redes sociais e que envolve riscos. "Os esteroides anabolizantes vão aumentar o número de glóbulos vermelhos no nosso sangue, tornando-o mais viscoso, o que aumenta a probabilidade de haver enfartes", elucidou, acrescentando que "a própria injeção faz com que se possam soltar pequenos êmbolos, o que pode provocar tromboembolismos pulmonares. [...] Pode levar a uma falência aguda do fígado ou dos rins".

Substâncias de acesso fácil através da internet ou ginásios, "só podemos sensibilizar as pessoas para não tomar", afirmou o endocrinologista João Nunes e Silva, que refere que a aquisição destes produtos na farmácia obriga à apresentação de uma receita médica.

Veja, agora, os vídeos com as declarações do especialista.

 

Relacionados