No Instagram

Substituído em peça, após protesto, ator André Patrício "quebra o silêncio"

Foi através do Instagram que o ator André Patrício deixou uma mensagem, após ter substituído num dos papéis interpretados na peça "Tudo Sobre a Minha Mãe".

Foi na passada quinta-feira, dia 19, que a sessão da peça "Tudo Sobre a Minha Mãe", levada à cena no Teatro São Luiz, foi interrompida por uma ativista transexual, assim que apareceu, pela primeira vez, em palco, a personagem Lola, representada pelo ator André Patrício. Esta personagem é uma mulher transexual, mas que, na peça, estava a ser interpretada por um ator cisgénero, ou seja, cuja identidade de género corresponde ao género que lhe foi atribuído à nascença. Daí o motivo da manifestação, que exige que uma atriz transexual represente o papel de Lola.

Após a contestação, o Teatro do Vão - associação cultural responsável pela peça - já comunicou que o ator que representava Lola será substituído por uma atriz transexual, Maria João Vaz.

Entretanto, André Patrício já "quebrou o silêncio", através do Instagram. O ator, de 43 anos, começou por esclarecer que se mantém na peça, apesar desta substituição: "Quero dizer-vos que não saí da peça, como várias pessoas escrevem ou pensam. Porque faço mais três personagens (a situação teria sido bem diferente se tivesse ficado desempregado)."

"Concordo que uma minoria, agredida e maltratada, assassinada até, deva ser ajudada e apoiada pela sociedade. Sou totalmente a favor da igualdade de oportunidades, de direitos e da inclusão. Seja no trabalho em geral, não só nas artes, seja na sociedade. Não sou a favor da violência nem da invasão de palco", acrescentou.

André Patrício confessou que, no momento da invasão, se sentiu "violentado e castrado": "Também nós, trabalhadores da cultura (cis ou trans), somos uma minoria. Não temos as devidas e equalitárias condições de trabalho na nossa área. E lutamos para sobreviver. A forma escolhida de protesto não foi a adequada, porque me desrespeita e ao meu empenho enquanto profissional. Que é exatamente o direito pelo qual lutam. Por mais oportunidades e respeito. Fazer-se ouvir é um direito, rasgar é uma agressão."

"Não é com desrespeito e injustiça que se consegue respeito e justiça. Não concordo com o boicote a um espetáculo que, por si só, já era uma plataforma de visibilidade e apoio à inclusão. A minha contratação e a minha substituição na personagem Lola são questões que me ultrapassam. Desejo que amanhã seja um dia melhor para a comunidade trans e que usem esta visibilidade e exposição da forma mais inteligente e sensata", completou.

Recorde-se que António Bravo, finalista do "Big Brother 2021", foi um dos espetadores desta sessão polémica da peça "Tudo Sobre a Minha Mãe", tendo, igualmente, manifestado a respetiva opinião, no Instagram.

Relacionados

Patrocinados