Entrevistas

Ana Rita Clara radiante com conquista: "Estou muito grata pela oportunidade"

A SELFIE esteve à conversa com Ana Rita Clara, Senior Advisor da TVI Ficção, sobre o décimo aniversário do canal.

Ana Rita Clara, Senior Advisor da TVI Ficção, confessou, em entrevista à SELFIE, alusiva ao décimo aniversário do canal, que atravessa um dos momentos mais marcantes da respetiva vida.

Como vão ser as celebrações do aniversário da TVI Ficção?
As celebrações já se iniciaram, com os meses de setembro e outubro dedicados a este grande marco que são os dez anos da TVI Ficção. Tivemos e temos, semanalmente, o programa "À Conversa Com…", com convidados especiais da ficção, com histórias e memórias únicas sobre este universo. Contámos com José Eduardo Moniz no passado sábado, dia 15, que é o verdadeiro dia do aniversário, para assinalarmos a data da melhor forma. Para além disso, o programa "Bastidores" vai ter um "Especial 10 Anos TVI Ficção" e posso avançar a estreia de um novo formato, muito emotivo, que guia o telespectador numa viagem no tempo. Chama-se "10 Anos, 10 Imagens" e conta com reconhecidos rostos da ficção. Outubro é, efetivamente, um mês muito especial para o canal, daí que toda a programação esteja repleta de votos de parabéns de todos aqueles que fazem parte da grande família da ficção. Para fechar o mês de aniversário, e porque não nos faltam, neste projeto, razões para festejar, estamos a preparar um evento em que vamos juntar os rostos da nossa ficção e celebrar dez anos de sucessos. Para que o nosso público possa participar e, até, assistir ao evento, temos a decorrer uma votação online e vamos lançar um passatempo que possibilita a entrada de fãs nesta festa. Desejo que a festa dos dez anos da TVI Ficção nos aproxime, ainda mais, dos nossos públicos e que a ficção e a sua relevância sejam celebradas e reforçadas.

Que balanço faz desde que chegou à TVI Ficção?
Faço um balanço muito positivo, tem sido uma caminhada feliz e de evolução. O convite e a oportunidade para ser Senior Advisor da TVI Ficção têm-me permitido crescer todos os dias, aprender muito, amadurecer perspetivas, idealizar, criar. Gerir um projeto desta natureza é um desafio fascinante. Tenho a consciência de que faço parte de uma estrutura com visão e que tem a capacidade de estimular as suas equipas. Tenho procurado passar esse entusiasmo para o público e para as pessoas com quem trabalho. Acredito muito que essa é a receita para o sucesso do projeto. 
Estar à frente da TVI Ficção, um canal no qual acredito desde o primeiro momento, tem sido gratificante também numa perspetiva mais individual. Reconheço que, desde que cheguei à TVI, ganhei competências na área de gestão, conquistei capacidade de liderança, tenho agora um olhar mais global e estratégico sobre a televisão. Cheguei há pouco mais de um ano e o facto de o canal ter alcançado já um valor recorde de audiências deixa-me muito feliz e confiante no futuro. Faz-me crer que estou a trilhar o caminho certo. Por outro lado, poder continuar a apresentar programas e a comunicar, diretamente, com quem nos vê lá em casa, dá-me um enorme prazer. Sinto que este projeto é muito completo e que, por isso, me completa.

Que novidades podemos esperar?
A TVI Ficção tem vindo a afirmar-se. Com segurança, vontade de crescer e com foco. Temos um público consolidado e já iniciamos o processo de captação de novos. É nessa etapa que nos encontramos, procurando produtos e criando estratégias que nos permitam alcançar esse objetivo. Sinto que o trabalho está a ser reconhecido e que, tão ou mais importante, o público está sintonizado connosco. Se a celebração do 10.º aniversário da TVI Ficção serve, também, para projetar o futuro, deixem-me também adiantar que podem esperar um ano de 2023 cheio de novas propostas, que farão de nós a escolha de muitos portugueses, no momento em que ligarem a televisão.

Este tem sido o seu grande desafio?
Tenho tido a felicidade de ter uma vida repleta de desafios, experiências e concretizações. Valorizo-os a todos, mas não escondo que este é um momento marcante na minha vida. Estou muito grata pela oportunidade e só quero continuar a evoluir, a tentar dar o meu melhor todos os dias.

O que gostava de fazer/implementar na TVI Ficção, que ainda não teve oportunidade?
Estou a trabalhar nas novidades para o próximo ano e, a seu tempo, teremos oportunidade de conversar sobre elas.

Sente que perdura, no tempo, o carinho (e nostalgia) dos portugueses pelas novelas da TVI? Algumas chegaram, inclusivamente, a marcar gerações.
Sem dúvida! As novelas da TVI fazem parte da vida dos portugueses, marcaram gerações e não é exagerado dizer que crescemos com elas. No nosso dia-a-dia, quantas vezes nos lembramos de músicas, personagens e histórias… e é isso que continua a permitir às nossas produções acreditar que este foi, é e será um dos caminhos da televisão de proximidade. Novelas que foram uma pedrada no charco e séries intemporais, como "Morangos com Açúcar", continuam a ser um caso de sucesso. As novelas não têm apenas a missão de entreter. Quando abordam temáticas como a violência doméstica, têm também um papel social e pedagógico.

Como estão a correr os seus outros projetos, fora da TVI Ficção?
Estão a correr igualmente bem. Lancei, recentemente, uma loja online no meu site (www.anaritaclara.pt), pela ligação que tenho ao universo da moda, desporto, beleza, maternidade ou sustentabilidade. A minha organização, www.changeit.world, também estará de regresso no próximo ano. Tenho um lado ativista do qual não abdico e acredito que este projeto, criado em 2014, tem um propósito e continuará a ter um impacto positivo na população portuguesa. Tenho uma enorme dificuldade em estar parada e, por isso, ando sempre envolvida em projetos paralelos e à procura deles. Mas o meu foco é a TVI Ficção e a ambição que tenho de a fazer crescer.

Com tanta responsabilidade, como concilia a vida pessoal com a profissional, nomeadamente, no que à maternidade diz respeito?
Faço malabarismo todos os dias. Mas com muita organização e muito amor, tudo é possível.

Por último, mas não menos importante, como está o seu coração? Em termos profissionais… e pessoais.
O meu coração está ótimo, cheio de força, de brilho. E apaixonado pela vida.

Relacionados

Patrocinados