De acordo com o site da CNN Portugal, Ana Lúcia Matos saiu em liberdade e irá conhecer as medidas de coação, na próxima terça-feira, dia 6.
A apresentadora, de 36 anos, foi um dos oito arguidos a quem o Tribunal restituiu a liberdade. Os restantes seis arguidos (incluindo Max Cardoso, marido de Ana Lúcia Matos) irão, por enquanto, permanecer detidos.
Recorde-se que a Polícia Judiciária deteve 14 pessoas pela alegada prática dos crimes de associação criminosa, fraude fiscal e branqueamento, na sequência de cerca de 100 buscas domiciliárias e não domiciliárias de norte a sul do país, naquela que foi denominada "Operação Admiral".
A alegada atividade criminosa passava pela constituição sucessiva de uma complexa cadeia de empresas, na maioria de venda de equipamentos informáticos em plataformas online.
O "Carrossel do IVA" operava executando os atos necessários para "enriquecerem" com as quantias de IVA recebidas da venda desses produtos a clientes finais, num esquema típico da Missing Trader Intra-Community (MTIC) Fraud, que lesa os cofres da União Europeia, explicou a PJ, em comunicado.
Em causa, estarão transações fraudulentas superiores a 2,2 mil milhões de euros, adiantou a PJ.
Recorde-se que Ana Lúcia Matos é mãe de William, de um ano, e de Alice, de três.
Veja, agora, o vídeo que explica como funciona o esquema "Carrossel do IVA".