Nacional

Ana Lúcia Matos sai em liberdade, após ser detida pela Polícia Judiciária

A apresentadora Ana Lúcia Matos já se encontra em liberdade, depois de ter sido detida pela Polícia Judiciária, na passada quarta-feira, dia 30.

De acordo com o site da CNN Portugal, Ana Lúcia Matos saiu em liberdade e irá conhecer as medidas de coação, na próxima terça-feira, dia 6.

A apresentadora, de 36 anos, foi um dos oito arguidos a quem o Tribunal restituiu a liberdade. O Jornal de Notícias, citado pela CNN Portugal, informa que os restantes seis arguidos (incluindo Max Cardoso, marido de Ana Lúcia Matos) irão, por enquanto, permanecer detidos.

Esta decisão do juiz do Tribunal de Instrução Criminal do Porto foi emitida na passada sexta-feira, dia 2, após o Ministério Público não ter pedido prisão preventiva para estes oito arguidos.

Recorde-se que, segundo o site do Jornal de Notícias, a Polícia Judiciária deteve 14 pessoas pela alegada prática dos crimes de associação criminosa, fraude fiscal e branqueamento, na sequência de cerca de 100 buscas domiciliárias e não domiciliárias de norte a sul do país.

A atividade criminosa passava pela constituição sucessiva de uma complexa cadeia de empresas, na sua maioria de venda de equipamentos informáticos em plataformas online, que operavam executando os atos necessários para se "enriquecerem" com as quantias de IVA recebidas da venda desses produtos a clientes finais, num esquema típico da Missing Trader Intra-Community (MTIC) Fraud, que lesa os cofres da União Europeia, explicou a PJ, em comunicado.

Em causa, estarão transações fraudulentas superiores a 2,2 mil milhões de euros, adiantou.

Relacionados

Patrocinados