Ana Lúcia Matos já se encontra em liberdade, depois de ter sido detida pela Polícia Judiciária, na passada quarta-feira, dia 30.
De acordo com a CNN Portugal, a apresentadora, de 36 anos, e o marido, Max Cardoso, preparavam-se para ir viver para o Dubai quando foram detidos pela Polícia Judiciária.
Ana Lúcia Matos e o marido estavam à espera da autorização de residência para mudar de país, mas uma condenação anterior do empresário em França terá atrasado o processo.
O casal é suspeito de fazer parte de uma organização acusada de fraude fiscal que terá provocado prejuízos de 300 milhões ao Estado português.
Recorde-se que a Polícia Judiciária deteve 14 pessoas pela alegada prática dos crimes de associação criminosa, fraude fiscal e branqueamento, na sequência de cerca de 100 buscas domiciliárias e não domiciliárias de norte a sul do país, naquela que foi denominada "Operação Admiral".
A alegada atividade criminosa passava pela constituição sucessiva de uma complexa cadeia de empresas, na maioria de venda de equipamentos informáticos em plataformas online.
O "Carrossel do IVA" operava executando os atos necessários para "enriquecerem" com as quantias de IVA recebidas da venda desses produtos a clientes finais, num esquema típico da Missing Trader Intra-Community (MTIC) Fraud, que lesa os cofres da União Europeia, explicou a PJ, em comunicado.