Festa é Festa

Ana Brito e Cunha vive de perto drama da guerra na Ucrânia: "É uma angústia muito grande. É muito aflitivo"

A atriz Ana Brito e Cunha tem a trabalhar em casa dela uma ucraniana, que tem um filho numa trincheira da guerra da Ucrânia.

Num encontro recente com os jornalistas, Ana Brito e Cunha, de 47 anos, falava da forma como o filho, Pedro Afonso, de cinco anos, lida com o Natal quando revelou que vive de perto o drama da invasão russa em território ucraniano, iniciada em fevereiro passado.

"Eu tenho uma ucraniana que trabalha comigo há muitos anos. É a minha Mariana. Ela teve cá a família dela, devido a estes dramas todos, e o neto já voltou para a Ucrânia. Ela explicou-me que, lá, eles deixam a carta ao Pai Natal na janela e, depois, o Pai Natal passa e deixa uns chocolates. Achei um máximo e disse: 'Vou fazer o mesmo com o meu filho'. Então, fizemos a carta, pusemo-la num envelope, ele fez desenhos e pusemo-la numa janela. Ele escolheu o sítio onde queria deixá-la e eu já tinha os chocolates preparados. O Pai Natal passou lá, foi buscar a carta e deixou os chocolatinhos. Ele ficou muito ofendido, porque achava que ia receber já os presentes", contou, entre risos, a atriz.

Mais a sério, questionada pela SELFIE sobre a forma como lida com a guerra da Ucrânia, tendo alguém com conhecimento de causa tão perto, Ana Brito e Cunha não hesitou em escolher as palavras: "É muito violento, é muito triste, é muito assustador."

"Posso dizer que a família da minha Mariana tem luz nuns dias e não tem luz noutros dias. Falamos com eles ao telefone. O neto dela manda fotografias ao pé de uma vela, a rir. É muito duro, é muito duro. A Mariana tem praticamente a minha idade, tem menos dois anos do que eu. Sempre que chego a casa, tento estar um bocadinho com ela e tranquilizar-lhe o coração, porque ela tem os filhos na guerra. Ela tem um filho numa trincheira e tem uma filha que não sai de lá, porque quer ajudar os soldados. Todos os dias, é uma preocupação", relatou a Florinda da novela da TVI "Festa é Festa".

"É uma angústia muito, muito, muito grande", desabafou ainda Ana Brito e Cunha, que encontra na fé um apoio essencial. "Ajuda muito. É onde nos podemos agarrar", frisou, acrescentando: "Eu não sei como lidaria com isto. É muito triste e muito aflitivo. A Mariana é uma pessoa de quem vou cuidar para o resto da minha vida. Dela e da família dela."

Por isso mesmo, se pudesse escolher um presente de Natal, a atriz "pediria serenidade para o mundo". "Acho que o ser humano está muito agressivo e muito exigente", justificou.

Relacionados

Patrocinados